[ editar artigo]

A melhor estratégia para ganhar dinheiro na bolsa (no longo prazo)

A melhor estratégia para ganhar dinheiro na bolsa (no longo prazo)

Quer saber como ganhar dinheiro na bolsa? Então preste muito atenção na seguinte frase: "Compre quando há sangue na rua, nem que o sangue seja seu."

A famosa frase acima é atribuída a Baron de Rothschild, que fez fortuna na bolsa ao comprar no pânico causado em razão da batalha de Waterloo travada entre o exército de Napoleão, Inglaterra e Prússia. A frase original foi dita em inglês: "buy when there’s blood in the streets,even if the blood is your own."

 

Ganhando dinheiro na bolsa sendo um contrarian

Essa frase é provavelmente um dos primeiros registros históricos da filosofia contrarian de investimento, que são aqueles que possuem visão mais independente de investimento, não acreditam em unanimidades, não caem no senso comum e principalmente fogem do efeito manada. Por não seguirem o pensamento de manada, alguns contrarians ganham muito dinheiro na bolsa, principalmente em épocas de crises ou nos momentos de pânico do mercado.

Ser um contrarian se provou ser muito efetivo em algumas oportunidades. Baron de Rothschild que o diga. Em sua época, chegou a ser o homem mais rico do planeta e fez fortuna na bolsa de Londres durante o pânico que seguiu à batalha de Waterloo, a qual os ingleses inicialmente achavam que haviam perdido.

 

Como ser um contrarian e ganhar dinheiro na bolsa

No livro Contrarian Investiment Strategies: beat the market by going against the crowd, o autor David Dreman reúne 41 regras para que o leitor tenha uma postura contrária à manada e possa ganhar dinheiro na bolsa. Todas as regras reunidas no livro são interessantes, mas separo três delas que acredito que se destacam: 1) Compre empresas sólidas e sub-avaliadas pelo mercado. Faça a lição de casa sem se importar com fatores externos (como o noticiário). Confie em sua análise. É preciso ter sangue frio; 2) Não existem segmentos altamente previsíveis em que você pode traçar previsões 100% seguras. Contar com isso pode lhe causar problemas; 3) É impossível usar o passado para estimar o futuro, afinal, ninguém dirige um carro olhando pelo retrovisor.

No entanto, esta filosofia também pode se mostrar bastante arriscada, uma vez que mesmo tendo o contrarian convicção de sua tese de investimento, muitas vezes o “senso comum” pode continuar empurrando os preços (tanto pra cima, como pra baixo) de um ativo por um tempo muito maior do que o esperado e isso pode trazer sérios problemas. Portanto, é fundamental que o contrarian estude um ativo muito mais a fundo do que a média dos outros investidores e não apenas invista na contramão do mercado.

E você, já tinha ouvido falar desta filosofia de investimento? Qual a sua estratégia para ganhar dinheiro na bolsa?

Virei Trader - Comunidade para traders
Ler conteúdo completo
Indicados para você