[ editar artigo]

Alavancagem: Como Utilizar em Contratos Futuros?

Alavancagem: Como Utilizar em Contratos Futuros?

A alavancagem no mercado futuro pode virar de sinho a pesadelo para muitos traders experientes ou não em operações de mercados futuros. Isso acontece pelo fato do trader poder operar um volume bem maior que dinheiro que ele possui, dessa forma ele pode ganhar ou perder muito mais dinheiro que ele teria condições de operar.

O Que É Alavancagem Financeira?

Alavancagem financeira nada mais é do que uma forma de aumentar significativamente a rentabilidade e o risco de uma operação no mercado financeiro. Essa aumento ocorre sem que o trader precise ter mais aumentar os seus recursos financeiros para realizar a operação.

Uma forma simples de explicar o que é alavancagem financeira é o mesmo que dizer que o trader opera com um dinheiro emprestado. 

Operar alavancado é uma excelente forma de aumentar rapidamente seu patrimônio. Vale lembrar que para operar alavancado o trader precisa ter muita disciplina pois da mesma forma que você pode alavancar seu patrimônio você também pode alavancar o seu prejuízo.

Cuidados Com A Alavancagem Financeira

Quando pensamos em alavancagem financeira temos que avaliar cada operação de forma única. Devemos dar muito mais atenção do que uma operação do nosso cotidiano pois os riscos são muito maiores.

Um dos maiores erros que um trader pode cometer operando alavancado é querer acumular um patrimônio em um único trade. Operações daytrade já possuem seu risco por natureza e operação alavancadas aumentam ainda mais esse risco por isso o trader deve ter muito mais atenção.

Com isso a melhor forma de aumentar seu patrimônio é realizando a gestão de risco e operando de acordo com o seu capital sempre controlando para não deixar uma quantia muito alta do seu capital no mercado financeiro.

Perfil do Investidor

Uma dica que nós passamos a todos os traders que acompanham nossa comunidade é que tenham um conhecimento muito bom do seu perfil de trader.

Ser trader não é apenas apertar um botão e ganhar ou perder dinheiro, existem vários fatores que impactam na performance do trader e que pode mudar completamente seus resultados.

O psicológico do trader deve ser algo avaliado antes do novo trader iniciar no mercado financeiro pois isso deve fazer parte da sua estratégia de trade. Dessa forma ele já deve ter bem definido seu stop gain, stop loss diário e a quantidade de contratos que deve operar.

O grande problema é que muitos traders depois de um stop loss acabam deixando de lado o sua estratégia e focam em recuperar o seu prejuízo. Quando isso acontece a probabilidade do trader aumentar seu loss é muito alta pois ele não opera de forma estratégica mas sim de forma impulsiva. 

Operações Alavancadas no Mercado Futuro

Quando falamos de mercado futuro, mini índice ou mini dólar, os traders já operam alavancados. O que é solicitado pela corretora é uma margem de segurança para que você possa operar um mini contrato de dólar ou índice.

As margens variam de R$15,00 a R$100,00 reais por mini contrato. Não indicamos você operar com o mínimo de margem solicitado pela corretora, pois durante o trade você pode ser estopado pela própria corretora. Dessa forma indicamos sempre você operar de acordo com a sua gestão de risco.

Virei Trader
Virei Trader
Virei Trader Seguir

Administrador da comunidade Virei Trader.

Ler matéria completa
Indicados para você