[ editar artigo]

Bolsa caindo, e agora?

Bolsa caindo, e agora?

Com o fechamento do pregão de 27/01/2020 - segunda feira - o Ibovespa devolveu todos seus ganhos do ano e apresentou sua pior performance diária nos últimos 6 meses.

Antes disso, o Ibovespa estava vivendo um dos maiores Bull Markets dos últimos anos, com ganhos acumulados superiores a 30% nos últimos 12 meses.

Porém, mesmo com tanta tecnologia nos dias atuais, ainda não foi desenvolvido um formato onde os mercados caminhem em linha reta, as quedas ocorrerão periodicamente, servindo como "peneira" no mercado, permanecendo no jogo apenas aqueles que possuem resiliência e uma estratégia bem desenvolvida.

Gráfico do Ibovespa desde 2016:

Conforme podemos ver no gráfico acima, o que está acontecendo agora não é nenhum evento inédito ou nenhuma surpresa para os investidores.  Segundo o gráfico, desde 2016 para todo movimento de alta que o Ibovespa sofre, existe um movimento de correção de em média 10%.

O fato eminente do Coronavírus - epidemia constatada na China e que vem criando um sentimento de aflição no mercado diante da possibilidade de desaceleração econômica global - vem fazendo com que as bolsas mundiais performem em um ritmo mais lento, dando espaço para investidores realizarem seus lucros e diminuírem sua exposição a ativos de risco.

Fato é que, segundo estudos levantados desde 1970, a respeito do comportamento dos mercados em situações de grandes epidemias como Ebola, Zika Vírus e outras, demonstram que os mercados possuem uma excelente recuperação nos meses posteriores as "grandes quedas", conforme demonstra a imagem abaixo:

Para você que investe em bolsa ou está pensando em investir, o que sentiria se suas ações despencassem 5%, 10%, 15%, 20%? Sentiria medo? Ficaria aflito? Pensaria em encerrar sua posição e minimizar o prejuízo?

Não é bem o que um investidor experiente faria, é nessa hora que os investidores de longo prazo, que possuem sua reserva para investimentos e estão antenados no mercado, multiplicam suas fortunas, comprando papéis de boas empresas a preços baixos. É como se fosse uma espécie de liquidação.

Quem ganha com a queda é o investidor consciente, não se trata de trading, não é com expectativa de curto prazo, não é ativo para comprar agora tudo que você tem. Não é o momento para carregar sua ansiedade junto com seus investimentos.

São pequenas compras, aos poucos, quanto mais barato você comprar melhor. Não há stop ou alvo.

(...) isso é investimento, pensando na retomada da atividade, lá na frente, longo prazo.

Foi assim que grandes fortunas foram construídas ao longo do tempo na bolsa de valores, a exemplo do maior investidor do mundo - Warren Buffet - quando questionado do porquê as pessoas não seguem seu modelo de investimento, que era tão simples e tinha o transformado no 4º homem mais rico do planeta, ele responde: 

"Porque ninguém quer ficar rico devagar."

Aprender com quem fez e deu certo pode ser a melhor estratégia, qual será o motivo de tanta gente insistir em fazer o contrário?

 

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Lukas Rique
Lukas Rique Seguir

Graduado em Administração Certificado Internacionalmente como Life Coach Financeiro CEO & Founder da LCO Finances Investidor no Mercado Financeiro desde 2016

Ler matéria completa
Indicados para você