[ editar artigo]

Bovespa: Saiba Como Funciona

Bovespa: Saiba Como Funciona

Com toda a certeza você já ouviu falar de Bovespa ou Ibovespa, não é mesmo? No entanto, não são todas as pessoas − na verdade, apenas a minoria − que sabe exatamente do que se tratam tais termos.

O Ibovespa nada mais é do que um dos indicadores mais fundamentais para aqueles que fazem negócios dentro do mercado financeiro. O brasileiro − por uma questão cultural − não possui muito costume de investir, no entanto, isso tem mudado nos últimos anos.

Se você quer entender um pouco mais sobre bolsa de valores e como pode lucrar com isso, fique de olho nesse breve artigo. Nós iremos resumir, de forma simples, sobre a bolsa.

O que é o Bovespa?

Obviamente que essa deve ser a primeira pergunta que vamos responder: o que é o Bovespa? Muito simples: nada mais é do que a Bolsa de Valores de São Paulo. Já o Ibovespa é o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo e este é o principal indicador dos investidores.

Você também pode encontrá-los na nomenclatura Índice Bovespa ou IBOV, são apenas variações para o mesmo termo. Mas, enfim, se você deseja mexer no mercado de ações, o IBOV é algo que você SEMPRE deve estar de olho.

Dessa forma, se você quer checar se os investimentos estão indo bem ou não, basta comparar os valores do Ibovespa. Se eles estiverem maiores ou até mesmo iguais, isso é um bom sinal. Agora, se estiverem menores, bem, você está desvalorizado na bolsa.

O que são os pontos do Bovespa?

Muitas são as dúvidas sobre os pontos do Bovespa, mas isso não é tão confuso quanto parece. Veja bem, cada um desses pontos na Bolsa é equivalente a R$1,00.

Quando a pontuação do IBOV tem um aumento, isso é o mesmo que dizer que as ações dessa carteira estão se valorizando. Analogamente, se houver uma queda, as ações estão desvalorizando. Esses pontos demonstram a expectativa dos investidores na bolsa.

Outra questão importante é sobre a compra de ações dentro do próprio Bovespa. Será que isso é possível? Confira no próximo tópico!

Comprar ações no IBOV

  • Encontre uma corretora

O primeiro passo para conseguir investir na Bolsa de Valores é ter uma conta com o que chamamos de Corretora de Valores. Não há muitos segredos aqui, apenas cheque se a corretora tem autorização para realizar trâmites na bolsa.

  • Abra a sua conta

Depois, basta abrir a sua conta com os seus dados pessoais. Crie uma senha e um usuário.

  • Transferência de contas

Agora só é preciso transferir o valor que você deseja investir da sua conta usual para a sua conta com a corretora de valores.

  • Acesse a sua plataforma

Acesse a plataforma de investimentos e encontre a opção "Home Broker". É aqui que você irá averiguar como estão indo os seus investimentos.

É claro que essa é uma forma bem simplificada para fazer um investimento no Bovespa. É recomendado que você converse − e muito − com quem sabe do assunto para que tome as decisões corretas

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Virei Trader
Virei Trader Seguir

Administrador da comunidade Virei Trader.

Ler matéria completa
Indicados para você