[ editar artigo]

Coronavírus: será que é tudo isso mesmo?

Coronavírus: será que é tudo isso mesmo?

Pare para pensar 1 minuto: se uma empresa que é negociada em bolsa paralisa sua produção por 1 mês inteiro, e tem um impacto em seu lucro de 1/12, por qual razão essa mesma empresa despenca 30% num único dia na bolsa? Oras, se os preços das ações seguem os lucros das empresas, por qual razão tamanha discrepância entre uma coisa e outra?

Isso só tem um nome: PÂNICO!

Temos atualmente 1,8 milhão de CPF's listados na bolsa de valores. Aproximadamente 50% desses CPF's se cadastraram no ano passado (2019), ou seja, entraram no auge do mercado, onde as cotações estavam batendo as máximas históricas. 

Me responde uma coisa, qual a chance desse "investidor" que entrou na bolsa quando o IBOVESPA batia 120 mil pontos entrar no desespero agora que o mercado já acumula perdas de 40% aproximadamente e vender todas suas posições?

Eu te respondo: as chances são enormes.

Esse é o efeito manada que eu tanto falo, o investidor inexperiente assiste o mercado em queda livre e replica o mesmo movimento, realizando efetivamente perdas consideráveis em seu patrimônio.

Mas uma coisa é certa: estamos diante de uma das maiores oportunidades de investir na bolsa dos últimos tempos.

Na minha humilde opinião, de quem já multiplicou várias e várias vezes um capital através da bolsa de valores, penso que não existe um outro mecanismo de criação de riquezas no longo prazo tão eficiente quanto a bolsa de valores. 

Quer uma prova disso?

Acima coloquei apenas 2 indicadores da PETR4 (Petrobrás), tais são:

P/VP: Preço sobre Valor Patrimonial - esse indicador demonstra qual o preço que você precisa pagar para comprar todos os ativos da Petrobrás. Nesse exemplo, com a atual cotação, você precisa pagar 56% do VALOR PATRIMONIAL POR AÇÃO (VPA) para levar uma ação inteira para casa.

É como se você acordasse pela manhã e um apartamento que você deseja muito e que custava R$ 500.000,00, hoje custe 56% mais barato. É LIQUIDAÇÃO!

P/L: Preço sobre Lucro - um dos indicadores mais simples e mais utilizados do mercado. Ele demonstra quantas vezes você tem que pagar para ser dono do lucro da empresa. Nesse exemplo, com as cotações atuais, você precisa pagar 4x lucro, ou seja, a depender dos lucros da empresa e do % de distribuição aos acionistas (PAYOUT), em 04 anos você resgata todo seu valor investido somente através do recebimento dos dividendos.

Pessoas, entendam: se você não gosta de Petrobrás, temos mais aproximadamente 400 empresas na bolsa para você escolher, atualmente é difícil encontrar uma que não esteja em liquidação.

Obviamente que o Coronavírus e demais fatores que estão ocorrendo na economia causam efeitos negativos no curto prazo, porém a grande verdade é que o curto prazo pouco importa, você deve pensar em ficar rico no longo prazo, ou você acredita que um edifício sólido se constrói da noite para o dia?

Essa é a "Lei da Semeadura" da Bolsa de Valores, saber a hora certa de plantar e esperar para colher.

Minha recomendação para você nesse momento é que você faça o seu dever de casa: estude bem as empresas, saiba analisar os indicadores, tenha frieza na tomada de decisão e não deixe se levar pelas emoções, o dinheiro é frio, não tem apego a ninguém, ele troca de mão todos os dias, portanto haja da mesma forma com ele, porém aplique toda sua sabedoria em oferecer o direcionamento mais adequado para o seu dinheiro, pois te garanto que se fizer isso um dia você vai me agradecer.

 

P.S. álcool gel nunca é demais.

 

Abraços.

 

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Lukas Rique
Lukas Rique Seguir

Graduado em Administração Certificado Internacionalmente como Life Coach Financeiro CEO & Founder da LCO Finances Investidor no Mercado Financeiro desde 2016

Ler conteúdo completo
Indicados para você