[ editar artigo]

Day Trade: Mulheres no Mercado Financeiro

Day Trade: Mulheres no Mercado Financeiro

Muitas mulheres ainda têm receio em relação à agressividade e volatilidade do mercado financeiro, a impressão é que a Bolsa de Valores é um espaço de predominância masculina e que as mulheres possuem muita dificuldade para atuar nos pregões. Dados estatísticos mostram que existe um avanço, porém lento, do número de investidoras na Bolsa de Valores, desde 2002 saltamos de 15 mil para 141,7 mil em 2017, porém a representatividade masculina é de 477,8 mil, quase quatro vezes a mais.

Minha Experiência do Mercado Financeiro

Sempre gostei do dinamismo e da agitação do pregão, somado ao meu interesse pela matemática financeira, não tive dúvidas para escolher o que estudaria após ensino médio. Hoje estou cursando Economia na FEA-USP e mando ordens diretamente do celular em qualquer lugar que eu esteja. 
A possibilidade de auferir lucros ilimitados todos os dias é a grande vantagem do pregão, atraindo milhares de pessoas para arriscarem parte do seu capital com o objetivo obter ganhos que nunca teriam com investimentos conservadores.
Minha experiência com Day trade começou em maio, fui atraída pela volatilidade do mercado no ano das eleições e comecei a operar os mini contratos de dólar e índice, desde então aloco o tempo livre do meu dia a dia para acompanhar o movimento do mercado e isso já virou parte da rotina, um vício. 

Mulheres Iniciando No Day Trade

Para quem está começando, o ideal é dedicar uma parte das horas vagas  para aprimorar os conhecimentos e acompanhar os gráficos em tempo real, sempre que possível. Hoje em dia, há grupos e salas ao vivo durante todo o pregão, fora os milhares de cursos disponíveis na internet. Para as iniciantes, extrair conhecimento de pessoas experientes seria um ótimo pontapé inicial, desde que tenha sempre um cuidado adicional na hora de filtrar esse vasto conteúdo.  
Para as mulheres que têm interesse em virar traders, minha dica é dedicar parte do seu tempo para entender os riscos e o funcionamentos do mercado, bem como um planejamento para definir a meta diária e o gerenciamento de riscos, o mais importante de tudo é ter um sistema que dê certo na maioria das vezes.

A eficiência do mercado é o mais interessante de tudo, ou seja, os preços dos ativos refletem diretamente as informações publicamente disponíveis para todos os participantes, e claro, se você já sofreu de desigualdade salarial, saiba que qualquer ganho no mercado será proporcionalmente idêntico tanto para um banco internacional, quanto para o seu colega que desempenha a mesma função e recebe mais por ser homem.
Vale lembrar que nunca podemos nos basear no resultado de uma única negociação e sim numa sequência de muitas ordens, dia pós dia, ano pós ano.

A persistência e a disciplina são componentes chave para o sucesso nesse caminho a ser trilhado por milhares de mulheres, nossa presença no mundo dos traders tem sido cada vez mais notável, mesmo sendo a minoria ainda, viemos para ficar.

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Ler matéria completa
Indicados para você