[ editar artigo]

Day Trade - Um Mar de Subjetividade no Mini Dólar

Day Trade - Um Mar de Subjetividade no Mini Dólar

Day Trade - Um Mar de Subjetividade (Mini Dólar)

Quando falamos de Day Trade,  obviamente, estamos falando de operações que abrimos e fechamos no mesmo dia. A grande aflição e desespero é quando essa operação em alguns segundos, começa a caminhar fora daquilo que planejamos, começa a caminhar e ir contra todas as nossas expectativas.

Nessa hora nossas emoções tomam conta, e começamos a observar, dia a pós dia, que independente da nossa técnica, independente da nossa estratégia, não importa o quanto acreditamos na nossa análise, que na verdade, todo o Day Trade é Um Mar de Subjetividade. Tendo ciência disso, nos resta, uma opção, que nos trará vida longa e rentabilidade em nosso dia a dia nesse mercado.

Ser Objetivo, Nesse Mar de Subjetividade que é o Day Trade, especialmente quando se trata de Dólar Futuro. E como podemos alcançar essa almejada Objetividade ?

Brevemente irei citar três atitudes a serem tomadas a partir de agora.

Primeiro:  Tenha Horário Para Operar Day Trade.

O que mais temos hoje, é aspirantes a Traders, que são totalmente desregulados em suas rotinas diárias, não sabem quando começa, não sabem como se comportar durante, e muito menos sabem a hora de parar!  É de suma importância ter horário.

Seja de manhã por exemplo das 8:45 ás 11:00. Chegou no seu horário, estar no LOSS, está no GAIN, vou respeitar minha disciplina e parar, amanhã é outro dia de oportunidades.

O que é ter horário? Ter horário é ser Objetivo, em Meio ao Mar de Subjetividade

Segundo:  Tenha Meta de Ganhos no Day Trade

É muito falado que o mercado é dinâmico, que não é o mesmo todos os dias, e devemos aproveitar os dias bons, e “surfar”  o máximo possível do  bom movimento, afim de maximizar os lucros, e o bom desempenho para compensar os dias de resultados negativos.

Isso em parte pode ser verdade. O problema é que mais uma vez agindo dessa forma, você cada dia mais se lança na Subjetividade, saí de seu planejamento, deixa de lado sua disciplina, e destrói tudo aquilo que você planejou para você, deixa de ser um trader, e vira um apostador, buscando se expor o quanto for possível para obter o maior lucro almejado em meio toda a incerteza e risco desnecessário.  Ainda que alguns dias sim, pode acontecer de você conseguir ir além da meta, conseguir maximizar seus lucros de maneira extraordinária naquele dia.

Haverão dias que você irá devolver tudo, e irá ficar muito pior, com prejuízos, não somente financeiros, mas de fracasso, de derrota, que será infinitamente pior do que sem resultado negativo financeiramente.

De maneira que os riscos de você se expor, a incerteza em que você irá se lançar, não valerá a pena mediante os dias que você sofrerá de intensa negatividade financeira e internamente pessoal.

Então o que é ter meta de ganho no day trade? É ser Objetivo, em Meio ao Mar de Subjetividade

Terceiro:  Ter Meta de Perda no Day Trade

Muitos se incomodam quando somos categóricos e bem incisivo quanto a isso.  Pois é natural, afinal somos humanos, somos gente, e internamente temos uma dura dificuldade de aceitarmos duas coisas, Perder Dinheiro e Estar Errado.

E nessa hora, parece que esquecemos do nosso Objetivo em ser Trader, em absoluto os meus alunos, e pessoas que conversamos, perguntamos o motivo de querer ser um Profissional do Mercado, o porquê de querer ser um Trader, por que ao se levantar pela manhã invés de ir fazer qualquer outra coisa, resolver vim pra frente de seu computador realizar operações na altamente de risco, e a resposta é LIBERDADE, QUALIDADE DE VIDA.

Eu fico ponderando, que se buscamos liberdade, qualidade de vida, por que nos submetemos a tão grande estresse, e falta de qualidade de vida e liberdade querendo ir além daquilo que planejamos e objetivamos pra nós.

Certa vez aconteceu de um aspirante a trader, teve uma manhã ruim e ficou no “loss”,  e pediu ajuda desesperadamente para recuperar o prejuízo, porém ninguém o atendeu. Logo mais tarde quando viram a mensagem do aspirante, perguntaram a ele como foi, se ele tinha parado ou continuado para poder recuperar sua perda matinal.

Ele então respondeu:  “Eu continuei operando, e consegui sair do prejuízo e ficar ainda positivo, inclusive batendo minha meta de ganho. O problema foi que quando eu vi isso, quando eu fui olhar no relógio já eram cinco horas da tarde, e eu estava exausto, totalmente abalado, trêmulo, e altamente estressado, pensando que iria me dar algum tipo de crise.”

Percebe-se que tudo aquilo que você planejou, a qualidade de vida, a liberdade, a independência que almeja, tudo isso vai embora, tudo acaba sendo duramente destruído, independente do seu resultado financeiro, quando você não é objetivo com você mesmo.

Ter uma meta de perda, é ser objetivo com você, é estar tranquilo, mesmo quando o dia for péssimo e tudo der errado. Não valerá a pena ir além do planejado.

O que é ter Meta de Perda? É ser Objetivo, em Meio ao Mar de Subjetividade

MIGUEL FONTANIVE

CEO & FUNDADOR DO PROJETO TRADERS UNIDOS

Ler matéria completa
Indicados para você