[ editar artigo]

Daytrade ou Carteira Assinada?

Daytrade ou Carteira Assinada?

Você também já pensou em viver de daytrade? Se você está lendo esse artigo com certeza algum momento isso já passou pela sua cabeça. É possível viver de daytrade? Para acalmar um pouco a ansiedade posso te dizer que SIM, muitas pessoas operam daytrade e vivem do mercado.

Infelizmente nem tudo são rosas, viver do mercado financeiro é possível mas não é fácil. Converso com muitas pessoas que me procuram fazendo diversas perguntas sobre como começar e por onde começar nesse mercado.

Na minha opinião o melhor começo é você conhecer melhor o seu perfil, sua forma de agir e entender os meios convencionais de trabalho e o daytrade. Gosto sempre de lembrar que o daytrade não é para todos, por isso vou descrever abaixo um pouco do mercado tradicional e sobre operações daytrade.

Modelo Tradicional de Trabalho

Nesse modelo tradicional, vamos chamar assim, as pessoas estudam boa parte da sua vida para conseguir vender sua hora de trabalho por alguns trocados a mais, ou seja, você se qualifica por alguns anos para ter um bom emprego, em uma multinacional, ganhar um bom salário, trabalhar mais de 8 horas por dia em alguns casos e receber um salário no final do mês.

Mais de 80% da população brasileira pensa e atua nesse modelo, pois é o único ensinado nas escolas e universidades. Infelizmente a cultura brasileira não incentiva o empreendedorismo. Isso acaba se tornando um grande problema pois poucas pessoas conhecem diversas outras formas de ganhar dinheiro sem precisar estar recebendo ordens diariamente.

Posso até imaginar o que algumas pessoas devem estar pensando nesse momento, a tal da "SEGURANÇA" de trabalhar em uma grande empresa, de saber o quanto vai receber no final do mês e ainda receber um dinheirinho extra caso seja mandado embora. Mas você já parou para pensar que segurança é essa?

Você vai trabalhar a vida toda, dia após dia, para conseguir um salário fixo no final do mês? Para pagar mais estudos e se qualificar ainda mais para seu chefe ganhar pelo menos 14 vezes mais do que você ganha. Sem contar o fato de que se for mandado embora terá que iniciar uma nova luta para conseguir um novo emprego que com certeza irá te pedir mais alguns cursos.

Então, se você quer rezar toda segunda-feira para que chegue sexta-feira e você possa aproveitar o final de semana, esse é o mercado certo para você. Lembre-se que você tem duas escolhas:

1- Tirar mini-férias (Sábados e Domingos), ou

2- Escolher quando e por quanto tempo quer tirar suas férias;

Trabalho de Daytrader

Antes de começar, se você acha que vai trabalhar da praia, tomando uma cerveja, acordando as 10:00 horas da manhã e sem estudos, você pode ter certeza que não alcançará bons resultados no daytrade e certamente não irá viver desse mercado.

Acho muito engraçado as pessoas que começam a estudar o mercado financeiro e já pensam em morar na praia, compram um livro e já entram no mercado na conta real sem saber o que estão fazendo e acham que vão ficar ricas.

Para trabalhar no mercado financeiro em geral você vai precisar estudar muito e ter um bom autoconhecimento. Gosto de falar de autoconhecimento pois 70% das operações estão no seu psicológico, ou seja, você conseguir moderar suas emoções para saber a hora certa de sair de uma operação e não se abalar com os dias de loss (dias em que terminamos negativos).

Imagem relacionada

Sempre comparo o mercado financeiro, nesse caso as operações daytrade, como uma empresa de uma pessoa só. Falo isso porque se você abrir uma empresa você corre o risco de perder tudo ou de ficar muito rico. Isso irá depender do seu planejamento de negocio, estudo e conhecimento de mercado, ou seja você precisa arriscar certo capital.

"Empreender não é arriscado... Arriscado é trabalhar 35 anos e depois viver de previdência social" Warren Buffett

No daytrade funciona da mesma forma, você terá um capital inicial e terá que trabalhar com a gestão de risco pois nesse caso o dinheiro é o seu instrumento de trabalho, sem ele você não consegue operar no mercado financeiro.

Da mesma forma que você pode ganhar muito dinheiro em um único dia você pode perder tudo se não souber o que está fazendo. Por isso falo que o trader deve sempre se atualizar e nunca parar de estudar. Note a diferença entre estudar para trabalhar para um chefe e estudar para você trabalhar para você mesmo. 

No daytrade a única pessoa que acerta ou erra é você, sendo assim não tem como dar desculpa. Se errou levante a cabeça analise seu erro e faça melhor na próxima vez.

 

 

Virei Trader
Virei Trader
Virei Trader Seguir

Administrador da comunidade Virei Trader.

Ler matéria completa
Indicados para você