[ editar artigo]

Desvalorização do Real: Porque?

Desvalorização do Real: Porque?

Atualmente a desvalorização do real é um problema que tem afetado várias classes sociais do Brasil. 

Mas porque? Neste artigo quatro motivos que eu separei para te ajudar a entender o real motivo da desvalorização do real, confira.

Primeiro Motivo

O primeiro motivo é graças ao capital financeiro, que sumiu. Em 2016 os estrangeiros pagavam juros no Brasil a 0,12% ao ano e ficava por isso mesmo, em contrapartida, nos Estados Unidos era preciso pagar o,25 ao ano.

Atualmente, a porcentagem subiu para 3,75% e nos Estados Unidos com seu último corte do FED  (Federal Reserve Board) está 0,25%. Com isso, o investidor estrangeiro avalia o risco e retorno, entendendo assim, que não é viável investir no Brasil.

Segundo Motivo

Virei Trader || Desvalorização do Real

O segundo motivo da desvalorização do real é o fato do banco central atuar de três maneiras para tentar manter o dólar: Via swap cambial, vender dólar de forma definitiva ou vender o dólar aos bancos para uma devolução futura. 

Mas qual é o problema de usar o segundo e terceiro modo? Existe uma coisa chamado de cupom cambial, resumidamente é uma taxa de juros em dólar que é negociada no Brasil. 

Esse cupom cambial no ano passado, era algo em torno de 4% ao ano, mas o que isso quer dizer? Os bancos brasileiros pagavam em dinheiro emprestados dos Estados Unidos a 4%, mas na época os juros americanos chegavam de 1,5% a 1,70%. Ou seja, não era uma ideia boa pegar o dinheiro emprestado dessa maneira.

Então o banco central atuava fazendo a venda do dólar, ao mesmo tempo acalmava o mercado. Hoje essa taxa de cupom cambial está rodando na faixa de 1,90% a 2,10%, de um modo que o banco central não consiga fazer nada, já que não falta o dólar no mercado.

Terceiro Motivo

 O terceiro motivo é o fato da economia dos Estados Unidos estar extremamente boa. A taxa de crescimento anualizada do PIB (Produto Interno Bruto), que engloba tudo que o país está gerando de riquezas, tem crescido de forma exponencial. 

Com isso, o dólar vem se valorizando cada vez mais, já o real, não tem conseguido acompanhar todo esse movimento.

Virei Trader || Desvalorização do Real

Quarto Motivo

Para finalizar temos nosso quarto motivo da desvalorização do real, sendo ele um problema político. 

Com a dificuldade para projetar um cenário futuro, com um mínimo de clareza, os agentes tendem a postergar as decisões de investimentos ou consumo, a fim de aguardar períodos mais estáveis. 

Desta forma, o ambiente cheio de incertezas parece diminuir a vontade das firmas de contratar e investir, assim como diminui diminui também a vontade dos consumidores de gastar.

 

 

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Ler matéria completa
Indicados para você