[ editar artigo]

Dicas Day Trade: O Que Um Trader Não Pode Esquecer

Dicas Day Trade: O Que Um Trader Não Pode Esquecer

Você sabe o que nenhum trader pode esquecer no momento de operar?

“Quando o santo é de barro, todo cuidado é pouco.”

É importante não confundir o tempo gráfico para entrada/negociação do ativo, principalmente o gráfico de 5 minutos como se fosse S de Semanal e o gráfico de 15 minutos como se fosse 1S de 1Semana. A análise gráfica fica seriamente comprometida. A  atenção no quadrinho da descrição ajuda a evitar erros.

O controle sobre os ativos é fundamental ainda mais quando se opera vários e, às vezes, estão com médias móveis parecidas. O ideal é uma janela para cada ativo. Mas se forem vários, pode-se preferir uma só janela com abas. As plataformas permitem múltiplas possibilidades como, por exemplo, operar um ativo em uma janela e na outra posicionar os restantes, deixando aquele com média móvel parecida na primeira aba. O melhor é evitar day trade com ativos de valores muito próximos.

Não basta escolher o ativo e se posicionar. É necessário conferir a tela e verificar o posicionamento no book de ofertas/gráficos. Posicionamento errado, em geral, é tragédia anunciada.

A atenção na conferência da quantidade do lote e do preço de negociação antes de se posicionar no fluxo ou no gráfico pode evitar loss e outros custos operacionais advindos de maior número de ordens, por exemplo. Conferir quantidade e preço é fundamental antes de enviar.

A distração na hora de clicar o mouse é catástrofe certa: compra vira venda, venda vira compra, loss vira gain, gain vira loss. O clique é desastroso, principalmente, quando se comete erro que agride o mercado com ordens C Mercado, V Mercado ou Invert. Prestar atenção no quadrinho branco que se abre antes do clique pode evitar o erro.

Quando na tela se percebe o erro, e há tempo para agir antes do loss ou gain, pode-se corrigi-lo imediatamente com base nas experiências passadas ainda que tenham sido em simuladores. Em geral, o cancelamento imediato é bem-vindo, esteja o ativo direcionado para loss ou gain. O mercado muda rápido demais e aí é como cair de um caminhão junto com a mudança em pista expressa. Permanecer na pista tem alta chance de prejuízo. Aceitar pequena perda é gain.

A preocupação com a tendência pode diminuir: um simples traçado no gráfico reforça a atenção.

Negociar muitos ativos e tempos diferentes requer mais cuidado e, em geral, é mais estressante. Operar em uma só tela com muitos ativos é o caos. Até o gráfico pode não ser o mesmo do book de ofertas, mas ainda bem que alguns erros como este travam a plataforma. O pior é que tem hora que trava o Trader junto. Operar requer atenção plena aliada aos estudos. Não existe milagre no mercado financeiro.

 

 

 

Ler matéria completa
Indicados para você