[ editar artigo]

Investidores: 5 Erros Mais Cometidos

Investidores: 5 Erros Mais Cometidos

Não basta apenas querer dar o primeiro passo, se você quer investir no mercado financeiro de forma saudável é preciso conhecimento e dedicação. Enquanto você esta aprendendo, é normal cometer alguns erros. 

Aquiles Mosca, executivo da BNP Paribas e Roberto Indech, analista-chefe da Rico Investimentos, fizeram algumas observações sobre os principais erros que investidores acabam cometendo. 

Para eles, a maioria dos erros acontecem por falta de auxílio profissional, pouco conhecimento e alguns momentos de euforia dentro do mercado financeiro. Confira uma lista dos erros mais cometidos:

1. Indicações de Amigos

Virei Trader || Investidores: 5 Erros Mais Cometidos

Pedir um auxílio para amigos e conhecido é um dos maiores erros que investidores cometem. Segundo o Indech, o resultado dessa ação é a compra de vários ativos desconhecidos pela pessoa e que não condiz nenhum pouco com o perfil de risco, prazo e objetivos do investidor. 

Para iniciantes, uma das dicas mais recomendadas é a procura de um profissional na área, que tenha todo o conhecimento preciso para te ajudar a conduzir seu dinheiro da melhor forma.

Eles ainda destacam, não precisa ter muito dinheiro para começar a investir, é possível dar inicio com R$30 no Tesouro Direto ou na Bolsa, via mercado fracionário. 

2. Ficar Preso ao Passado

Acertos do passado não são uma garantia de acertos futuros. Então, antes de sair fazendo qualquer aplicação, é preciso ter a noção dos riscos de seus ativos. 

“As pessoas colocam dinheiro em fundos de ações e resgatam em menos de um mês por conta de um movimento de queda do mercado”

 "Elas têm que entender que precisam analisar o fundo com um histórico mais longo, de três a cinco anos. Não adianta resgatar antes e achar que vai ter um bom retorno.” 

Comenta Indech. 

3. Ancoragem

Aquiles diz que na renda variável várias pessoas compram seus ativos e acabam ficando presas no preço que pagou na aquisição, deixando completamente de lado os fundamentos e esforços somente sobre um valor de referência, não reflete o preço justo necessariamente. 

A única maneira de não cometer este erro é se dedicando e estudando mais, para identificar as estratégias que foram utilizadas de forma errônea no passado. 

4. Confiança Demais 

Virei Trader || Investidores: 5 Erros Mais Cometidos

Na vida em um modo geral, confiança demais pode acabar se tornando um erro catastrófico. Já que muitos investidores acabam aumentando as posições nos períodos de valorização e saem do mercado nos momentos de queda. 

Para o investidor evitar de comprar em alta e vender na baixa, é recomendado que se tenha muita paciência e disciplina, assim será possível conseguir passar por momentos de flutuações mais expressivas. 

5. Não Flexibilização 

Para encerrar, o ultimo erro que os especialistas apontaram, é a falta de definição para prazos e objetivos. 

"A pessoa compra pensando no curto prazo, mas o ativo cai e ela prefere deixar pra lá, então acaba virando um ativo de longo prazo”, diz Indech

Ele ainda destaca como nem sempre algo que foi pensado para curto prazo, precisa permanecer na carteira por mais tempo. Então, é importante que os investidores tracem os objetivos e entendam quais são os fundamentos e características das empresas.

Os especialistas ainda comentaram temas como a famosa reserva de emergência, perfil de risco e o momento ideal para se desfazer de algum investimento. 

 

 

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Virei Trader
Virei Trader Seguir

Administrador da comunidade Virei Trader.

Ler conteúdo completo
Indicados para você