[ editar artigo]

O que é o prêmio de risco

O que é o prêmio de risco

Prêmio de risco é o termo financeiro para a diferença entre o rendimento de determinado investimento e o rendimento de outro, considerado sem risco (ou praticamente sem risco). Para investimentos no Brasil, consideramos o rendimento de 1 ano das LFT (popular Tesouro Selic), já para investimentos nos EUA, levamos em consideração o rendimento de 1 ano do título do tesouro americano.

A lógica é a seguinte: investimentos livre de risco ou com baixíssimo risco não precisam dar elevadas remunerações. Já investimentos mais arriscados devem entregar uma maior remuneração, já que a percepção de risco é mais elevada.

Tudo na vida envolve risco. Você está correndo um risco ao atravessar a rua, ao pegar o carro e dirigir, ao empreender e abrir o próprio negócio. Portanto, não poderia ser diferente no mundo dos investimentos.

Pense na lógica de uma seguradora de carros: de qual cliente a seguradora irá cobrar um maior prêmio para fechar um contrato: a) de um motorista de 18 anos recém habilitado, ou b) de um motorista com 30 anos de experiência e que não possui histórico de multas? Obviamente que do motorista de 18 anos, já que a chance dele se envolver em um acidente, por exemplo, é muito maior, o que consequentemente aumenta o risco da seguradora em ter de ressarcir algum prejuízo.

Sempre que houver aumento de risco, haverá também a necessidade de aumento da remuneração para justificar este perigo maior.

Ou seja, o prêmio de risco serve para que seja possível analisar se vale a pena correr o risco de investir em determinada aplicação, ou se compensa mais deixar o dinheiro em um ativo mais seguro (como o tesouro direto) em troca de uma rentabilidade inferior.

 

Como calcular o prêmio de risco

Calcular o prêmio de risco é bastante simples. Por exemplo, a rentabilidade do título do tesouro americano com vencimento para 1 ano está hoje sendo negociada entre 0 e 0,25%. Considerando um título equivalente aqui no Brasil (LFT) com vencimento de mesma maturidade, vemos que a taxa está em 4,5%. Basta subtrair um pelo outro.

Ou seja, o prêmio de risco por se investir no Brasil em detrimento dos EUA é de 4,5% ou 4,25% se considerada a banda maior da variação do título americano. Este é o preço que o Tesouro brasileiro paga hoje pelo risco de se emprestar dinheiro ao Brasil. E quanto maior o prêmio, mais atrativo será o investimento.

Aplicando a mesma lógica no mercado de ações brasileiro, caso o retorno esperado em 12 meses para determinada ação seja de 10%, significa que o prêmio de risco desta ação é de 5,5% (10 - 4,5).

 

Conclusão

A partir da análise do prêmio de risco, talvez se perceba que investir em certos ativos da da bolsa, por exemplo, se mostrem mais vantajosos. Por exemplo, o que é mais vantajoso: a) investir em um CDB de um banco de terceira linha que paga 105% do CDI; ou b) em ações preferenciais do Itaú que rendeu em média 10% ao ano desde 2009?

Portanto, o prêmio de risco é uma excelente métrica para se avaliar a vantagem em se investir em determinado investimento ou aplicação. Não deixe de levar o prêmio de risco em consideração quando estiver fazendo qualquer investimento e avaliando a taxa de livre de risco.

Virei Trader - Comunidade para traders
Ler conteúdo completo
Indicados para você