Se você é inexperiente na bolsa, mas quer começar a investir, então precisa conhecer os ETF (Exchange Traded Fund), sigla em inglês para “Fundo Negociado em Bolsa”.
Este tipo de fundo (ETF) é um pouco diferente de um fundo de investimento normal. Isso porque os ETF são sempre ligados a um índice de referência, como por exemplo o Ibovespa ou o S&P500. Isso significa que o gestor deste ETF irá sempre ajustar a posição do fundo para que ela seja a mais parecida com a do indicador de referência.
O que é um ETF na prática?
Um ETF, assim como qualquer outro fundo de investimento, é um grande condomínio de investidores que aplicam seu dinheiro em conjunto e designam um gestor para comandar o montante aplicado. Hoje em dia, há uma infinidade de ETFs no mercado, replicando os mais variados índices de mercado.
A diferença prática de um ETF para um fundo convencional, é que o ETF terá uma gestão passiva, ou seja, sua composição irá depender exclusivamente da composição do índice objeto que está sendo replicado. O BOVA11, por exemplo, é o ETF que replica o índice Ibovespa, que hoje é composto por 75 ações. Se determinada ação é adicionada ou retirada ao Ibovespa, ela imediatamente também será adicionada ou retirada do BOVA11.
Isso significa que se você comprar o BOVA11 (ETF que replica o Índice Financeiro o Ibovespa), estará comprando em apenas um único ativo 75 ações diferentes, o que pode ser bastante interessante para os iniciantes que possuem pouca ou nenhuma experiência no mercado de ações e na análise de empresas.
Tipos de ETF
Existem diversos ETF listados na bolsa brasileira. Entre eles, o IVVB11 e o SMAL11 são uns dos mais famosos. O primeiro, replica o índice norte americano S&P500, enquanto o segundo replica uma cesta de small caps, empresas menores e com menos liquidez, mas que podem apresentar grande potencial de rentabilidade
Os ETF de renda variável não são os únicos negociados na bolsa. Podemos também aplicar em ETFs de renda fixa, tais como o IMAB11 e o IRFM11. O primeiro replica desempenho de uma carteira de títulos Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B), ambos com parte da rentabilidade indexada à inflação pelo IPCA, enquanto o segundo replica o desempenho de uma carteira de títulos Tesouro Prefixado (LTN) e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F), cuja remuneração é definida no ato do investimento.
Lista completa de ETFs listados na B3
Renda variável:
Código de negociação Referência
BBOV11 Ibovespa
BBSD11 S&P Dividendos BR
ESGB11 Índice S&P/B3 ESG
XBOV11 Ibovespa
BOVB11 Ibovespa
HASH11 Hashdex NCI (criptomoedas)
SMAL11 Índice de Small Caps
BOVA11 Ibovespa
BRAX11 IBrX-100
ECOO11 Índice de Carbono Eficiente
IVVB11 S&P500
BOVV11 Ibovespa
DIVO11 Índice de Dividendos
FIND11 Índice Financeiro
GOVE11 Índice de Governança Corporativa
MATB11 Índice de Materiais Básicos
ISUS11 Índice de Sustentabilidade Empresarial
HTEK11 Índice de Tecnologia e Saúde MorningStar
DNAI11 Índice de Sequenciamento Genético
MILL11 Índice Milenials Select
TECK11 Índice NYSE FANG+
PIBB11 IBrX-50
SPXI11 S&P500 Net Total Return
SMAC11 Índice Small Caps
QBTC11 Índice CME CF Bitcoin Reference Rate
SAET11 Ibovespa
BOVX11 Ibovespa
XFIX11 IFIX
GOLD11 iShares Gold Trust
ACW11 MSCI ACWI
XINA11 MSCI China
EURP11 MSCI Europe
EMEG11 iShares MSCI Emerging Markets
NASD11 Trend ETF Nasdaq 100 Index
Renda Fixa:
IRFM11 Índice IRF-M P2
IMAB11 IMA-B
B5MB11 IMA-B
B5P211 IMA-B5
IMB11 IMA-B
IB5M11 IMA-B5+
FIXA11 S&P/B3 Índice de Futuros e Taxas de Juros
Finalmente: como investir em um ETF?
O caminho para comprar um ETF é praticamente o mesmo para comprar uma ação: primeiro, será necessário abrir conta em uma corretora. Criada a conta, basta acessar o home broker e digitar o código de negociação do ETF escolhido.
Mas atenção: nem todos os ETF são liberados para todo e qualquer investidor. Alguns deles são disponibilizados apenas para investidores qualificados ou profissionais, devidos aos seus riscos. Portanto, muito cuidado ao comprar um ETF. Sempre escolha o mais adequado ao seu perfil de risco.
Se você não sabe por onde começar, confira o grupo exclusivo do Money Talks, lá você terá a oportunidade de acompanhar o que outros investidores estão fazendo e tirar as suas dúvidas.
E claro, antes de fazer qualquer investimento em ETF, procure ler algum relatório de um profissional do mercado, ou de uma casa de análise independente.