Embora o brasileiro não tenha um perfil nato de investidor, essa é uma prática cada vez mais popular no país. As operações Long & Short podem ser uma boa escolha para quem quer lucrar!
A primeira dica que podemos dar para que você consiga bons resultados é que pesquise bastante, e não deixe de tirar as dúvidas antes de começar a investir!
Muitos prejuízos são provenientes exclusivamente da falta de informação, o que acaba levando o investidor inexperiente a cometer erros previsíveis. É claro que mercado de ações precisa contar com um pouco de sorte, mas o conhecimento acaba prevalecendo!
E Long & Short acaba sendo uma das transações mais interessantes, e que, diferentemente do que muita gente pensa, é bem simples! Veja algumas dicas sobre isso!
Entendendo Long & Short!
A primeira coisa a saber é que se trata de uma operação que pode trazer um bom lucro, mas se trata de um trâmite razoavelmente complexo – por isso é indicado para investidores com ao menos um pouco de experiência.
Essa operação funciona quando você negocia dois ativos de correlação alta, aumentando a sua possibilidade de lucro. São dois ativos de empresas bem parecidas, e que apresentam um comportamento semelhante.
O que acontece é que um dos ativos você vai comprar, outro você vai vender. Como são ativos parecidos, o comportamento de valorização ou desvalorização também será semelhante – tornando a operação mais segura.
Quais São As Vantagens Em Negociar Esse Tipo De Ação?
A vantagem principal é que você terá resultados a partir de ações que não dependem da bolsa de modo geral, mas que estão correlacionadas, e vão se comportar de maneira semelhante no mercado.
O que a operação de Long & Short sugere é que você venda as ações de valores mais altos, e compre ações de valores mais baixos. Assim, em algum momento elas tendem a se equilibrar num valor médio, já que são correlacionadas.
- Traduzindo o termo:
Para entender melhor tudo isso, Long & Short é um termo em inglês, e cuja tradução consegue esclarecer o funcionamento da operação.
- Long: refere-se a uma posição comprada;
- Short: refere-se a uma posição vendida.
A posição vendida, nesse caso, é uma venda “descoberta”, ou seja, uma venda que acontece da seguinte forma: você vende algo que você “não tem”, o valor sofre uma queda, e você recompra.
A ideia de long short é justamente de ganhar tanto com a ação que está subindo quanto com a ação que está caindo.
Ou seja: você vai tomar “emprestado” determinado valor, vai vender ações que você acredita que terão quedas. Quando a queda acontece, você recompra o ativo por valor mais baixo, e devolve aquilo que foi emprestado. Você obteve um lucro mesmo sem necessariamente ter aquele dinheiro.
Tipos de Long & Short – Conheça As Diferenças!
Existem diferentes tipos de Long & Short. Podemos citar rapidamente ao menos 4 tipos, que são as operações mais comuns e mais corriqueiras. Vamos entender melhor cada uma delas.
- Intrasetorial:
Nesse caso estamos falando de duas empresas que são do mesmo setor. Por exemplo, duas mineradoras, dois bancos etc.
- Intersetorial:
Nesse caso estamos falando de duas empresas que são de setores completamente diferentes. Seria como trabalhar com uma ação de banco e uma ação de mineradora – duas atuações completamente diversas.
- ON x PN:
Essa situação é uma das operações Long & Short em que você trabalha com ativos Ordinários e Preferenciais. Por exemplo, a PETR3 x PETR4. Como a correlação é alta, os riscos são bem baixos.
- Controladora x Controlada:
Na Bolsa de Valores existem empresas controladoras – que detém ações de outra marca – e empresas controladas – que são empresas que possuem muitas ações em poder de outras.
Elas costumam reagir de maneira semelhante ao mercado, já que a valorização ou desvalorização de uma vai impactar diretamente a outra. São empresas que possuem CNPJs diferentes.
Como Montar A Estratégia L&S?
Montar uma das operações Long & Short pode até parecer extremamente confuso, mas não é tão cabeludo assim. Basicamente, o investidor precisa identificar uma correlação importante entre os ativos, e perceber quando isso pode se quebrar.
É nesse momento que ele fará a operação de venda e de compra, esperando que quando o equilíbrio for reestabelecido, ele possa voltar a lucrar.
Como ganhar dinheiro com L&S?
Para ganhar dinheiro com operações Long & Short você só precisa mesmo ficar de olho no momento em que a correlação entre as ações se desfaz. Nesse instante você aproveita para vender aquela que está mais valorizada, e comprar mais daquela que foi desvalorizada.
Pronto! Quando elas voltarem a se relacionar ali numa média, você terá vendido a mais barata por mais caro, comprado a outra por menos, e vai lucrar no meio do caminho.
Operações Long & Short são complexas, mas não são impossíveis de serem realizadas. Tudo o que você precisa é entender bem do mercado, compreender as correlações entre as empresas, e assim identificar a melhor hora de fazer o seu investimento.
Administrador da comunidade Virei Trader.