[ editar artigo]

Plataformas de negociação

Plataformas de negociação

Para iniciar sua trajetória de operações na Bolsa de valores, uma parte importante é escolher a sua plataforma de negociação. Há várias opções de plataformas, por isso trouxe aqui alguns pontos que devem ser observados para facilitar a sua escolha.

Resultado de imagem para tryd pro

As plataformas são softwares que permitem você fazer a compra e venda de ativos na Bolsa, através da visualização do gráfico ou outras ferramentas. Elas possuem um conjunto de recursos que irão te auxiliar na análise de mercado e no envio de ordens.

A principal diferença entre uma plataforma de negociação e um homebroker, é que o homebroker utiliza um navegador de internet para suas operações, já a plataforma é instalada em sua máquina e utiliza um link direto para suas operações, tornando mais rápido o envio e a execução de ordens.

Antes de apresentar a você os pontos importantes, gostaria de falar um pouco sobre as conexões que são oferecidas nas plataformas:

O processo de envio de ordem, do momento em que sai de seu computador, passa pela corretora e entra na Bolsa, pode ter certa latência, alguma demora, ainda que de centésimos de segundos. Por isso, também, algumas corretoras oferecem o DMA ou Direct Market Access, no qual sua ordem é enviada diretamente à Bolsa e não passa pela corretora. Isso acelera o processo de envio de ordem e pode, eventualmente, conseguir um lugar melhor na fila de ordens, seja de compra ou de venda.

São quatro as modalidades: DMA Tradicional (modelo 1), DMA2, DMA3 e DMA4, que variam de acordo com o tipo de conexão da plataforma com a Bolsa. As mais utilizadas por clientes do varejo são o DMA1 e o DMA2, uma vez que no DMA3 o cliente envia suas ordens direto para a Bolsa e no DMA4 ocorre a co-location. Enquanto no DMA1 a infraestrutura (servidores, links, conexão com a Bolsa, equipamentos de rede, entre outros) que executa o OMS (Sistema de Roteamento de Ordens) é da corretora, no DMA2 ela é do provedor que fornece o sistema. O meu conselho é que você escolha uma corretora que ofereça DM2 ou superior.

Resultado de imagem para dma plataformas

Agora vamos aos pontos:

RECURSOS GRÁFICOS 

Se você utiliza a Análise Técnica em suas operações, isso é fundamental. O ideal é optar por aquela que tenha gráficos com diversas periodicidades, estudos, indicadores e modelos, como gráfico de linha, de barras, de candlesticks, entre outros, e além dos gráficos, um bom mapa de fluxo.

SIMULADOR 

As plataformas que oferecem esse recurso são essenciais para quem está iniciando nesta profissão. Já pensou o risco de entregar uma redação no vestibular sem antes ter feito um rascunho? Ou, realizar uma prova de concurso sem antes ter feito alguns simulados? E qual seria a chance de você ter bons resultados como um Day Trader sem ter testado anteriormente sua estratégia de operação? Com o simulador é possível testar estratégias, análises gráficas, entre outras coisas em tempo real, no momento em que está acontecendo o pregão.

REPLAY DE MERCADO

O replay oferece a opção de rever pregões já ocorridos possibilitando o operador de rever suas análises e melhorar suas estratégias e sua habilidade na leitura do gráfico, por isso é um ótimo recurso oferecido por uma plataforma.

VELOCIDADE 

Algumas plataformas são pesadas demais e acabam exigindo muito mais do computador do que seria necessário. É claro que seu computador precisa atender alguns requisitos mínimos, mas quando uma plataforma é muito pesada para seu computador, isso pode afetar a velocidade da plataforma e comprometer suas operações.

PREÇO

O segredo nesse tópico é a analise de custo-benefício. Quanto os benefícios da plataforma são maiores do que sua despesa com ela? Não faça sua escolha baseado em preço baixo apenas, pois um atendimento ruim ou ferramentas limitadas podem custar caro na hora de realizar suas operações.

As principais plataformas que são as mais utilizadas pelos traders são ProfitChart, Tryd e MetaTrader. Mas como já dito, há várias opções no mercado, e você precisa escolher a que mais se encaixa com o seu perfil.

Espero ter ajudado você com minhas dicas. Te desejo boas operações!

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
LCO Invest
LCO Invest Seguir

LCO Invest - Empresa especializada em investimentos e educação financeira.

Ler conteúdo completo
Indicados para você