[ editar artigo]

Risco Fixo - Gestão de Banca

Risco Fixo - Gestão de Banca

gestão de banca têm sido um dos temas mais relevantes no meio do mercado financeiro. Aprender sobre gestão teria que ser a primeira tarefa para qualquer pessoa que tenha interesse sobre finanças. 

Adquirir e se trabalhar um tipo de gestão, ou ao menos ter algum tipo seria algo que renderia muito mais do que simplesmente operar sem métrica. A bem da verdade existem várias formas/meios de como se pode gerir um fundo/capital sendo ele próprio (pessoa física) ou jurídica. 

O tema do presente artigo está relacionado à gestão do RISCO FIXO! uma metodologia adotada por mim e que tem dado bons resultados! Aplico a gestão do RISCO FIXO em todos os mercados em que eu trabalho, tanto no mercado brasileiro operando dólar futuro na modalidade tape reading quanto no mercado internacional de divisas (forex) com operacional de price action, todos com RISCO FIXO!

Mas afinal o que seria o RISCO FIXO? vamos lá! o RISCO FIXO consiste numa modalidade de gestão de banca onde você estabelece uma métrica em % (porcentagem) para que você possa atuar no fundo com a máxima segurança de patrimônio. Por exemplo uma banca de 1.000 USD (mil dólares) você poderia estabelecer um risco fixo em % de até 3% do fundo. 

Esses 3% seriam 30 USD (trinta dólares). Esse valor seria o máximo de exposição que você poderia atuar no mercado. Aliás você pode até fatiar esse valor em diversas operações, porém nunca poderá ultrapassar os 30 dólares. Caso ultrapasse você estaria fora da gestão.

Ainda no exemplo digamos que numa operação com risco retorno maior ou igual (>/=) 2:1 ou seja: stop de 30 dólares com retorno de 60 dólares que seria 6% numa única operação. A operação foi vencedora ou como dizemos: DEU GAIN!

No total do fundo você teria neste momento 1.060 dólares (mil e sessenta dólares), a banca tá crescendo!

Quando ocorre o crescimento da banca muitas pessoas tendem a aumentar a mão, perdendo assim a eficácia do RISCO FIXO!! É importante chamar atenção para isso.

Estando sua banca em crescimento de capital fruto das operações, você DEVE MANTER O RISCO FIXO de 3% ainda sobre os 1.000 USD (mil dólares). Muitas pessoas cometem esse erro comum que é ir aumentando a mão de acordo com o crescimento do fundo.

Na verdade você deve fazer isso sim, porém antes deve haver (existir) um plano, uma estratégia de capital de longo ou médio prazo e NUNCA DE CURTO PRAZO.

Por exemplo: a cada 6 meses haverá um AJUSTE no estabelecimento do novo RISCO FIXO do fundo. Para que assim você possa estar sempre em crescimento e quando houver algum tipo de STOP/PERDA será apenas uma gordura do que você já tem na sua margem de lucro operacional do fundo.

Para que você entenda mais sobre o RISCO FIXO, preparei um vídeo interessante. 

 

 

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Elson Barros Arruda Lima
Elson Barros Arruda Lima Seguir

Trader full-time - Graduado em Direito, Pós em Dto. Público, MBA em Planj. Tributário, Ex-doutorando, Ex-professor Universitário, Ex-servidor público. Desenvolvedor do Método Operacional Passivo.

Ler matéria completa
Indicados para você