[ editar artigo]

Suporte e resistência

Suporte e resistência

Suporte e resistência é uma das técnicas mais utilizadas na análise técnica, tendo seu conceito simples, entretanto difícil de avaliar e dominar. Essa técnica nos auxilia a identificar pontos de força compradora e vendedora com relação a memória do mercado.

 

O que são os suportes e as resistências?

O suporte e a resistência podem ser definidos da seguinte forma:

  1. Suporte

Níveis de preço onde concentra-se uma pressão compradora, fazendo com que o preço pare de cair, gerando um ponto em que pode reverter ou não o movimento anterior.

Os fundos são pontos de suporte.

  1. Resistências

Níveis de preço onde concentra-se uma pressão vendedora, fazendo com que o preço pare de subir, gerando um ponto em que pode reverter ou não o movimento anterior.

Os topos são pontos de resistência.

 

Força dos suportes e resistências

A força dos suportes e resistências estão baseados em 3 fatores:

  1. Duração - Quanto mais longa a duração e número de vezes que os suportes e resistências foram tocados mais forte ela vai ser.
  2. Amplitude – Quanto maior a amplitude da congestão mais forte ela vai ser. Rompimentos que são realizados sem correções são menos eficazes. Rompimentos com uma correção antes do rompimento da resistência tendem a ser mais eficazes.
  3. Volume – Quanto maior o volume (comprador e vendedor) das zonas de suporte e resistência, mais forte ela é.

 

Dica

Toda resistência que é rompida transforma-se em suporte.

Todo suporte que é rompido transforma-se em resistência

 

Concluindo

Suportes e resistências é uma das técnicas mais eficazes para se operar no mercado por analise técnica. Desta maneira, é primordial que tenha um estudo intenso sobre essas zonas para que o operador consiga identificar e aproveitar esses movimentos para tornar suas operações mais eficazes.

Virei Trader - Comunidade para traders
Pedro Coutinho
Pedro Coutinho Seguir

CEO MONEY TALKS & VIREI TRADER

Ler conteúdo completo
Indicados para você