Suporte e resistência é uma das técnicas mais utilizadas na análise técnica, tendo seu conceito simples, entretanto difícil de avaliar e dominar. Essa técnica nos auxilia a identificar pontos de força compradora e vendedora com relação a memória do mercado.
O que são os suportes e as resistências?
O suporte e a resistência podem ser definidos da seguinte forma:
- Suporte
Níveis de preço onde concentra-se uma pressão compradora, fazendo com que o preço pare de cair, gerando um ponto em que pode reverter ou não o movimento anterior.
Os fundos são pontos de suporte.
- Resistências
Níveis de preço onde concentra-se uma pressão vendedora, fazendo com que o preço pare de subir, gerando um ponto em que pode reverter ou não o movimento anterior.
Os topos são pontos de resistência.
Força dos suportes e resistências
A força dos suportes e resistências estão baseados em 3 fatores:
- Duração – Quanto mais longa a duração e número de vezes que os suportes e resistências foram tocados mais forte ela vai ser.
- Amplitude – Quanto maior a amplitude da congestão mais forte ela vai ser. Rompimentos que são realizados sem correções são menos eficazes. Rompimentos com uma correção antes do rompimento da resistência tendem a ser mais eficazes.
- Volume – Quanto maior o volume (comprador e vendedor) das zonas de suporte e resistência, mais forte ela é.
Dica
Toda resistência que é rompida transforma-se em suporte.
Todo suporte que é rompido transforma-se em resistência
Concluindo
Suportes e resistências é uma das técnicas mais eficazes para se operar no mercado por analise técnica. Desta maneira, é primordial que tenha um estudo intenso sobre essas zonas para que o operador consiga identificar e aproveitar esses movimentos para tornar suas operações mais eficazes.