[ editar artigo]

Tape Reading: o que é e como funciona esse tipo de análise.

Tape Reading: o que é e como funciona esse tipo de análise.

O Tape Reading é mais uma das formas utilizadas de leitura de mercado para tomada de decisões nas operações.

Assim como há muitos traders que fazem o uso do Price Action, que é a Análise Grafista, e também inúmeros que usam a Análise Fundamentalista na tomada de decisões, hoje também encontramos muitos traders fazendo uso de Tape Reading em suas operações.

Mas o que é o Tape Reading?

A tradução literal de Tape Reading é “leitura de fita”. Mas como assim? Esse nome foi dado porque nos pregões onde ainda tudo era viva-voz, em uma época que ainda não havia computadores,  havia uma máquina chamada Ticker Tape Machine que registrava em uma fita alguns dados dos ativos operados, como variação de preço, horário de negociação e se ele foi comprado ou vendido por um valor maior ou menor que o último negociado.

1950s-1960s Stock Broker Reading Quotation Tape at Office Ticker-Tape  Machine on Exchange' Photographic Print | AllPosters.com

Os tempos mudaram, tudo evoluiu e hoje para termos os registros das mesmas informações que eram postas na fita e ainda muito mais, possuímos uma tecnologia de ponta. Todas as negociações acontecem no meio eletrônico, e foram criados softwares incríveis que usam de algoritmos para fornecer muitas informações com prontidão, informações essas que se alteram em frações de segundos, e com certeza, apenas olhado o mercado na tela não conseguiríamos acompanha-las.

O objetivo dessa técnica é conseguir distinguir cada movimento realizado pelos grandes players do mercado, e ver o impacto causado pelas negociações com grande volume. Baseado em informações como essas é que o operador de Fluxo toma suas decisões.

Para que o trader utilize dessa técnica, ele precisa conhecer as principais ferramentas na Leitura de Fluxo, são elas: Book de Ofertas, Times and Trades e Volume at Price. Abaixo explicamos cada uma delas:

Book de Ofertas

Book de Ofertas é uma das ferramentas através da qual os traders visualizam as ordens posicionadas, ou seja, que estão esperando execução. Existem dois tipos de Book, o Book Completo e o Book Agrupado.

  • BOOK DE OFERTAS AGRUPADO

No Book de Ofertas Agrupado, todas as ordens enviadas a um determinado nível de preço são agrupadas. Verifique se a sua plataforma possui este recurso, pois o agrupamento facilita a identificação do total de lotes em cada nível de preços.

  • BOOK DE OFERTAS COMPLETO

Já o Book de Ofertas completo, é onde todas as ordens são mostradas sem compilação, sem o agrupamento.

Se você nos perguntar qual a melhor forma de visualização no book de ofertas, iremos responder que não existe resposta correta, pois cada um faz sua visualização do mercado de forma peculiar. Dizemos que uma completa a outra, pois as duas trazem informações diferentes que o trader irá precisar em suas operações. Contudo, é muito importante que não seja confundido a análise de fluxo de ordens com a simples análise do book. É preciso ter um entendimento muito mais profundo do Tape Reading com o auxílio de outras ferramentas, com estratégias especificas de Tape Reading.

TIMES AND TRADES

Diferente do Book de Ofertas em que as intenções de compra e venda ficam posicionadas nele a espera de serem executadas, no Times and Trades, só aparecem as ordens que de fato foram executadas, estas ordens aparecem em tempo real. Assim que uma ordem é executada ela é mostrada na ferramenta. Então, a ferramenta permite que o trader enxergue as agressões dos players no mercado, porque essas agressões movimentam o preço do ativo, e ter essas informações é excelente, principalmente para operações de curtíssimo prazo.

As movimentações no Times and Trades podem acontecer numa velocidade impressionante, quanto mais líquido e negociado é o ativo, maior o ritmo de informações na ferramenta. É com a prática e com o tempo que o trader consegue ter seu olho treinado para usar bem essa ferramenta.

VOLUME AT PRICE

É por essa ferramenta que um operador de fluxo consegue identificar suportes e resistências nos níveis de preços. O volume nos mostra o quanto os negociadores estão comprometidos financeiramente em determinado nível de preço. Com essa ferramenta conseguimos ver relevância de determinados movimentos do preço e a probabilidade de uma reversão ou rompimento em um nível de suporte ou resistência, por exemplo.

Há algumas coisas que o VAP (Volume at Price) nos permite identificar:

Preço de referência de volume: É o preço onde ocorreu o maior volume. Nós o localizamos na ferramenta como aquele que possui a maior barra horizontal.

Regiões de alto e baixo volume: As regiões de alto volume (RAV) são aquelas que possuem de forma agrupada uma sequência de barras grandes, que chamamos de picos. Já as regiões de baixo volume (RBV) são uma sequência de barras pequenas, formando o que chamamos de vales.

O Tape Reading fornece informações muito valiosas para um trader, porém essa técnica exige sim muito estudo, dedicação e tempo na tela, ou seja, tempo de prática! Esse tipo de análise busca identificar o movimento dos grandes players, a intensidade e a velocidade com que atuam, e assim oferecendo ao trader a oportunidade de acompanhar o movimento, ou não.

Cada operador é diferente do outro. Tem uns que não se dão bem com Análise de Fluxo, outros constroem uma trajetória de sucesso nas operações. Talvez esse tipo de análise te chame atenção, e você pode se dar bem. Não custa nada estudar um pouco e ter uma experiência com Tape Reading no simulador! Vai com tudo!

A você, desejamos ótimas análises e estudos!

Virei Trader - Comunidade para traders
LCO Invest
LCO Invest Seguir

LCO Invest - Empresa especializada em investimentos e educação financeira.

Ler conteúdo completo
Indicados para você