[ editar artigo]

Day Trade: Análise Gráfica, Análise Fundamentalista ou Tape Reading?

Day Trade: Análise Gráfica, Análise Fundamentalista ou Tape Reading?

Análise Gráfica, Análise Fundamentalista ou Tape Reading? Muitos me perguntam, qual análise devo seguir para minha tomada de decisão, muitas vezes os traders iniciantes estão muitos mais preocupados com “como faço para ganhar?” do que “como o mercado funciona?”.

Eu acredito que deveríamos ter um foco muito maior em entender como o mercado financeiro funciona do que em como ganhar dinheiro com ele, pois como ganhar dinheiro será a consequência pós entendimento do mercado. 

Se você perguntar qual dos 3 é o melhor, eu te falarei que depende, depende do que será melhor para você, depende do que terá mais aderência com seus objetivos, depende, depende e depende...

Aprender e entender como os 3 funcionam é sempre a melhor alternativa antes de escolher qual escola quer seguir.

A análise gráfica e análise fundamentalista é algo que é estudado a mais tempo e que tem uma base literária muito forte. A análise de fluxo ou tape Reading (não menos importante) é algo um pouco mais novo.

Quando você começa a estudar esses 3 tipos de análises você descobre cada vez mais que não existe um milagre, nos 3 modelos você terá subjetividade e eventualmente estará sujeito a erros, pois todas são baseadas em probabilidade. 

Eu falo da subjetividade por experiência própria. Eu sou oriundo da análise gráfica e no passado quando comecei a estudar a análise fundamentalista descobri que ela também tem um nível de subjetividade alto, pois não é uma tarefa fácil, por exemplo, precificar uma ação através de um modelo de valuation. O número de variáveis que você precisa definir para precificar uma ação é enorme.

De uns tempos para cá comecei a estudar o Tape Reading e também percebo a mesma característica na subjetividade. A única forma de você ter certeza de um movimento de mercado é se você for um insider (ter informação privilegiada) mas daí você poderá ser preso e não será nada bom.

Na minha opinião, a melhor coisa a se fazer é mesclar as 3 análises, usar e testar. Absorver e utilizar o que faz sentido para você e descartar o resto. Não acreditar que existirão milagres e focar em entender como o mercado funciona e não em formulas de ganhar dinheiro.

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Ler matéria completa
Indicados para você