[ editar artigo]

Economia:100 dias de Jair Bolsonaro

Economia:100 dias de Jair Bolsonaro

Os 100 primeiros dias do governo Bolsonaro no que tange a economia pode ser comparado a uma montanha-russa: momentos de euforia no mercado financeiro contrastando com momentos de quedas em virtude do aumento das incertezas. Este movimento também se deu na sua popularidade. O que explica essa oscilação?

A dúvida que o mercado coloca sobre a aprovação da Reforma da Previdência, bandeira de campanha do atual presidente, aumenta as incertezas sobre as condições da economia brasileira de médio e longo prazos (a sustentabilidade da dívida pública ficaria sob risco).

Os desencontros entre governo e Congresso tem funcionado como catalisador também do mal humor do mercado financeiro sempre que há indícios de que o Legislativo pode jogar contra a bala de prata da economia nacional.

Portanto, essa volatilidade é muito mais fruto das incertezas que assombram a economia brasileira do que uma piora acentuada dos fundamentos da economia, mesmo que isto tenha ocorrido tanto no âmbito internacional como no doméstico.

A melhor estratégia, no momento, seria diminuir ao máximo os ruídos que podem ocorrer quando o assunto é reforma da Previdência. Menor incerteza, menor volatilidade, maior a probabilidade de novos investimentos no país.

 

 

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Ler matéria completa
Indicados para você