[ editar artigo]

IPCA: Há Insuficiência de Demanda na Economia

IPCA: Há Insuficiência de Demanda na Economia

A divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), métrica alvo do Regime de Metas de Inflação (RMI), mostrou que houve uma desaceleração do índice no mês de abril, na comparação com o mês anterior (0,57% ante 0,75%). Quando a métrica é acumulado do ano ou acumulado de 12 meses, o mês de abril de 2019 mostra elevações na mesma comparação com 2018. 

Analisando os números anteriores, chegamos à comparação do copo meio cheio meio vazio: por um lado a inflação está reduzindo; por outro ela está aumentando (no momento está acima da meta de inflação). 

Qual deveria ser a posição do Banco Central frente a esse cenário?

Manutenção da taxa de juros (como foi feito na última reunião na quarta-feira) com viés de baixa.

O índice acumulado em 12 meses poderia já estar convergindo para a meta de inflação não fosse um "choque" pontual em abril: aceleração no grupo "Saúde e cuidados pessoais" que contribuiu com 0,18 p.p para o índice de 0,57 p.p. Neste grupo está incluso medicamentos que tiveram variação de 2,25%. Este aumento é pontual, visto que o reajuste é estabelecido pelo governo para ocorrer no final de março (este ano o teto foi de 4,33%).

O fato é que os aumentos que ocorreram esse ano são reflexos de eventos pontuais, nada que preocupe. Os dados de inflação indicam que não há pressão inflacionária de demanda; esta encontra-se insuficiente para reanimar o dragão inflacionário e quiçá, a atividade econômica.

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Ler matéria completa
Indicados para você