[ editar artigo]

O que esperar para o segundo semestre de 2019?

O que esperar para o segundo semestre de 2019?

Fazendo uso das atribuições de um economista, vou me arriscar em um terreno nebuloso: previsão sobre o futuro. Mesmo sendo uma previsão de curtíssimo prazo, o risco de erro é enorme. Contudo, assumirei a empreitada.

O que deve acontecer com a economia no segundo semestre de 2019?

Acredito que o país finalmente vai aprovar a Reforma da Previdência com uma economia no horizonte de tempo de algo em torno de R$ 600 bilhões em 10 anos. Não seria a aprovação dos sonhos de Paulo Guedes mas ainda sim seria uma boa economia. Isto, talvez, garanta o ingresso de investimentos no país.

Usando a metáfora da "Caverna do Dragão" que usei em texto anterior, a Reforma da Previdência poderia abrir as portas para o país retomar o crescimento. Não acredito. Não pela capacidade da Reforma em si, que não deve ser vista como única medida para a retomada, mas também não se pode descartar sua relevância.

Acredito que a economia dos EUA começará um processo de desaceleração econômica no segundo semestre. Isto deverá provocar impactos em todas as economias do mundo e, o Brasil, não passará incólume. 

Talvez seja por isso que o presidente do Banco Central do Brasil esteja ainda reticente em reduzir a taxa de juros, mesmo com o IPCA de Maio em 0,13%.

As munições devem serem poupadas, talvez, para uma guerra futura, mais árdua. Vivemos tempos incertos.

Ler matéria completa
Indicados para você