[ editar artigo]

Trader em... Como Melhorar as Operações (e a vida).

Trader em... Como Melhorar as Operações (e a vida).

Olá meus amigos e minhas amigas traders, hoje vou compartilhar com vocês a primeira competência de Inteligência Emocional relatada no livro do pai da Inteligência Emocional, Daniel Goleman (um psicólogo beeem renomado que desenvolve várias pesquisas e estudos sobre o assunto).

No ano passado, eu tive a oportunidade de passar algumas horas em um curso com ele e foi fantástico o quanto pude aprender, através da forma simples e objetiva como ele expôs o conhecimento dele para todos que foram prestigiá-lo (afinal, não é sempre que um cara crânio como ele vem para o Brasil).

Para quem não sabe o que é Inteligência Emocional, segue uma breve definição: 
Inteligência Emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer, avaliar e gerenciar nossos próprios sentimentos para nos motivarmos, nos alegrarmos, sentirmos mais calmos, alcançando uma melhor performance e inspirando outras pessoas também.

A competência, que nos apoia em dar o primeiro pontapé nesse desenvolvimento, é o AUTOCONHECIMENTO, que faz com que você se conheça, se entenda e tenha consciência sobre como os seus hábitos, crenças, valores, pensamentos e emoções impactam na sua vida. Quando você entende o que se passa no seu interior, você passa a ter a possibilidade de identificar como seus pensamentos e sentimentos o apoiam ou o limitam e a partir daí, fica mais fácil buscar se desenvolver e evoluir em qualquer área da sua vida.

Quando você conhece a si mesmo, você passa a ter mais equilíbrio, pois ao perceber certas alterações, você consegue se antecipar e agir da forma que verdadeiramente gostaria, evitando situações das quais não gostaria.

Pessoas com autoconhecimento possuem um autocontrole muito maior, pois sabem a hora que estão para fazer alguma babaquice e, tendo esse conhecimento, fica mais fácil se anteceder e prevenir, ao invés de se deixar levar e precisar remediar depois, entende?

O escritor Niklas Goeke propôs três níveis de autoconhecimento:

- Pensamento: Tudo que você desenvolve usando apenas o pensamento.
- Expressão: Exercícios que avaliam e desenvolvem como você comunica as suas crenças, valores e atitudes.
- Implementação: O que você pode executar no seu cotidiano e em sua vida para obter resultados desejados.

E por que tudo isso é importante para o Trader?


Quantas vezes você já se viu perdendo o controle, fazendo algo que se arrependeu? Quantas vezes você sabia o que precisava ser feito e não fez? Quantas vezes você se sentiu desmotivado por não conseguir ir além? Quantas vezes quis tomar uma atitude diferente, mas já era tarde demais?

Abaixo, eu trago para você 5 exercícios para que você consiga desenvolver seu autoconhecimento.

1º Faça uma análise Swot pessoal

Que tal separar um tempinho para se conhecer melhor?
A análise de Swot é muito usada por empresas para que possa ser identificados as maiores Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de uma empresa, e o processo de Desenvolvimento Humano também adotou essa ferramenta, em muitas das minhas sessões eu aplico em meus clientes e, acredite, é um sucesso!! 

2º Se questione!

A maioria das pessoas tem a mania de acreditar que sempre estão certas... Entenda que nem sempre estamos. Portanto, se questione! Se questionar é de extrema importância para seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois abrirá a sua mente para novas possibilidades. Quando se sentir duro e fechado em si mesmo, comece a se questionar ao invés de se auto afirmar, e pense se suas certezas estão certas ou se é o momento de ser mais flexível.

3º Medite

Concentre-se em si, respire fundo, silencie os sons negativos da sua cabeça... A meditação é fundamental para o seu autoconhecimento, com ela você perceberá que sua mente passa muito tempo vagando por assuntos irrelevantes e aprenderá como se livrar dessas distrações.

4º Sintonize sua voz interior em uma estação que te fortaleça

Quais histórias você vem contando para você sobre si mesmo?
Muitas vezes nossas vozes interiores repetem diariamente que não somos capazes, que não iremos conseguir, que você não nasceu para isso ou aquilo... O que nos acaba gerando muito estresse e até mesmo desencadeando uma depressão.
Conecte sua voz interior com falas que te empoderem, que te motivem e muito em breve verá o resultado positivo florescendo.

5º Pratique dizer não para si mesmo

É delicioso quando queremos algo e de imediato nos deixamos levar por tal emoção... Porém, toda ação que tomamos tem consequências e, acredite, hora ou outra elas virão.
Uma habilidade essencial de pessoas de sucesso é a capacidade de dizer não à prazeres de curto prazo, para que possam usufruir de prazeres maiores, que virão a longo prazo. É como se fosse um músculo e você pode exercitá-lo, quanto mais disser não para momentos do cotidiano, mais forte será a sua habilidade com tentações maiores. Que tal falar alguns não’s para redes sociais, youtube e fast food? Anote suas conquistas e comemore!

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário, aplique e depois volte aqui para nos contar como foi!

Grande abraço, 
da sua Transformadora Favorita
Karina Pavan

Virei Trader
Ler matéria completa
Indicados para você