[ editar artigo]

Trader Em... Eu Não Nasci Para Ser Trader

Trader Em... Eu Não Nasci Para Ser Trader

Olá Traders, Nessa semana eu recebi uma pergunta de um Trader aqui da comunidade e, por ser uma pergunta bem válida, resolvi escrever esse texto.

Hoje vamos falar sobre:

Por que existem Traders que fizeram diversos cursos e mesmo assim não obtêm a consistência que desejam?

A primeira questão é como a maioria dos Trader entram nessa área. Você já reparou quantas promessas existem no mundo do Trader? Já percebeu que diversos cursos formadores de Traders prometem que sua vida vai mudar com uma fórmula mágica e que, enfim, poderão viver de luxo e liberdade?

Viver de Trade realmente pode fazer com que isso seja possível, MAS... Se analisarmos bem, na prática a teoria é outra... Você se ilude com essas promessas, investe em diversos cursos, aprende de tudo (O que é muito positivo), porém na hora do “vamos ver”, a fórmula mágica não funciona e tome mais um dia de Loss.

Nesse texto vou compartilhar com você os motivos do porque nem todos obtém o sucesso desejado.

1 - Não existe fórmula mágica! O mercado não é uma conta exata! No mercado como Day Trader você está especulando, caçando possibilidades e por isso nem sempre você vai acertar! Você conseguir enxergar as diversas variáveis que te farão tomar uma decisão de entrar em uma operação é algo complexo, e não é uma equação que vai te dizer o momento exato de entrar e ficar rico. O mercado é feito de profissionais, de grandes Players, de pessoas que se dedicam a vida inteira. Portanto, desconfie de “fórmulas mágicas”, de “garantias de retorno”, de vendas de ILUSÕES. Tem muita gente boa, honesta, conhecedora, e que faz valer a pena o investimento, e esses, muito provavelmente, vão te falar a verdade. É DIFÍCIL, mas é possível!!!

2 – O Trade é para você??? O Day Trade e o Swing Trade são essencialmente especulativos pelo alto risco, se você tem um perfil mais conservador, suas próprias crenças te farão ir contra essa essência. As operações em rendas variáveis permitem maiores ganhos proporcionais, porém, as crenças que uma pessoa com perfil conservador têm, tendem a limitar a precisão e a tranquilidade necessária para uma operação desse tipo. Nesse caso, seria mais viável o conservador entrar num Position Trade, quem sabe numa Renda Fixa, Tesouro Direto. Os riscos são menores, e as operações são mais conservadoras, combinando com o perfil. Imaginem uma pessoa que não gosta de armas se inscrevendo para um curso de Sniper. Não vai dar certo, né!

3 – Como ultimo item, é necessário observar a questao da Inteligência Emocional e eu vou te explicar o por quê: Apesar de o item anterior falar de perfil, não existe um perfil ideal para ser um Trader, muito pelo contrário, no mercado muitos são os perfis dos operadores. MAS uma coisa é certa, se você quer ser um Trader consistente, você tem que saber o que não fazer. Vou te dar um exemplo que provavelmente você já passou por isso, ou já ouviu alguém que passou: Você entra em uma operação para atingir um determinado alvo. Na primeira oportunidade em que vê uma “briga” maior em determinado patamar de preço antes do alvo, já sai da operação, e depois o mercado vai no seu alvo. Ansiedade, impaciência, revanchismo, raiva, terceirização de culpa, são alguns dos sentimentos que o mercado não “aceita”. Se você se identificou com algum desses sentimentos, você terá, provavelmente, apenas 2 opções: QUEBRAR ou MUDAR.

O mercado é soberano. Você tem que saber explorá-lo, mas nunca deixar que seu sentimento se torne uma fraqueza frente à ele. Por esses motivos elenco aqui a importância da inteligência emocional.

Suas emoções são de grande relevância para a hora da operação, e se a emoção que tomar conta de você na hora de uma operação não for condizente com o “aceitável” no mercado, provavelmente o resultado não será bom, mesmo que a longo prazo.

A questão principal é que existem, basicamente, três pilares para um Trader ter a consistência que almeja para ser bem sucedido: conhecimento técnico + conhecimento operacional + Inteligência Emocional para lidar com os momentos de pressão. Um Trader Profissional domina esses três pilares, e está em constante aprimoramento, pois busca sempre a excelência e rendimento em alta performance. Ele domina a técnica e o operacional, e desenvolve constantemente a inteligência emocional, pois esse será o diferencial.

Agora que falamos disso, qual será o seu próximo passo em busca da excelência???

Continuamos no próximo trade, ops... post.

Abraços da sua Coach preferida Karina Pavan

Virei Trader
Ler matéria completa
Indicados para você