[ editar artigo]

Trader, tem muito o que desenvolver e não sabe por onde começar? Comece por aqui!

Trader, tem muito o que desenvolver e não sabe por onde começar? 
Comece por aqui!

Hoje eu vou compartilhar com vocês uma ferramenta muito usada em meus processos de Coaching para trader: A RODA DE COMPETÊNCIAS.

Primeiro, quero que vocês entendam como ela funciona.

Num processo de Coaching, principalmente quando focamos em carreira, trabalhamos o desenvolvimento de competências para que a pessoa consiga alcançar os objetivos estipulados no início do processo.


Com o Trader não é diferente, afinal, não deixa de ser um trabalho, ou uma carreira.

A questão principal é que, se você ainda não chegou onde gostaria, é porque algo ainda lhe falta.

Ok! Até aí, isso já não é mais novidade para ninguém... “Eu não sou rico, pois ainda não tenho dinheiro”... 
NÃO!! Você ainda não é rico, pois te faltam recursos INTERNOS (organização, foco, gestão de riscos, gestão financeira e etc), que te farão conquistar os recursos EXTERNOS (dinheiro) e que te levarão a atingir seu objetivo de ser rico.

Para que você consiga esses recursos externos, você precisará desenvolver COMPETÊNCIAS, HÁBITOS E COMPORTAMENTOS, que preencherão seus recursos internos e que te farão alcançar seus tão sonhados recursos externos. Deu para entender?

Durante a trajetória de um Coach com seu Cliente, identificamos competências que ainda devem ser desenvolvidas e, a partir daí, utilizamos a roda de competências, momento em que pontuamos a nota atual e a nota desejada até o final do processo para cada competência especificamente e, após essa pontuação, traçamos um planejamento de evolução a ser trabalhado.

Competências como controle emocional, performance, disciplina, constância, foco, resiliência, saúde, dinheiro, leitura de mercado,  conhecimento operacional, são algumas das competências básicas de um Trader... Como você está com relação a cada item acima? Quais outras competências você colocaria em sua Roda de Competências?

Não é incomum encontrar Traders com desempenho razoável que não percebem mas ainda passam por problemas como ansiedade, indisciplina, insegurança, ganância, nervosismo, descontrole, etc... Tudo isso pode, e deve, ser trabalhado através de uma autoanálise ou, até mesmo, com um profissional capacitado para esse tipo de atividade específica, ainda mais para quem quer sempre subir um patamar; e é exatamente nessa hora que a Roda de Competências deverá abrir mais os seus olhos, e o trabalho a ser executado por si próprio (caso você tenha disciplina para tal), ou por um Coach, fará uma incrível diferença no alcance do resultado desejado.

Após desenhar a sua Roda e colocar a pontuação atual e a pontuação desejada, é hora de criar as suas estratégias: Escolha 3 competências com necessidade mais imediata de crescimento e crie o seu planejamento para desenvolvê-las. Crie “mini metas” diárias que te apoiem e vá para cima.

Com organização, determinação e foco, você chegará lá; e se precisar de apoio nessa jornada, é só falar com a sua Coach Preferida... 

Ps: quer essa roda para imprimir e fazer a sua? Mande uma mensagem que eu te envio.

Abraços a todos

Karina Pavan

Virei Trader
Ler matéria completa
Indicados para você