[ editar artigo]

Traders em... Como perder o medo de perder!

Traders em... Como perder o medo de perder!

Olá meu amigo e minha amiga Trader, hoje eu vim levantar uma questão que muito impacta vocês profissionais do mercado financeiro.

No nosso cérebro temos mecanismos que vivem nos puxando para a zona de conforto, isso acontece porque, desde a época das cavernas, quanto mais os seres humanos se protegiam, menores os riscos de se machucarem... Temos essa herança genética e, por mais que não tenhamos o risco de sermos devorados por animais selvagens ao sair de casa, nosso cérebro ainda acredita que o melhor é ficarmos quietinhos e bem protegidos. Por isso, quando não estamos prestando atenção naquilo que estamos fazendo, acabamos por cair em um ciclo praticamente sem volta...

Você já se pegou naquela situação em que saiu mais cedo de uma operação por medo? Ou já se viu tão inseguro que não conseguiu clicar na boleta? Ou aquela situação em que você foge completamente do seu plano de trade e dispara a fazer preço médio de maneira que no final te derruba?

Isso acontece porque muitas vezes você está morrendo de medo de perder dinheiro e, como forma de se proteger, toma atitudes que, no final, não são tão benéficas assim.

Nesse texto eu vou ensiná-lo como não cair nas armadilhas do cérebro quando sentir esse medo enorme de perder.

O primeiro ponto a se observar é que nessa área, é impossível apenas sair ganhando; nós sabemos que fatalmente TODOS, em algum momento, perdem dinheiro no mercado. Até os maiores traders, os grandes player e o seu amiguinho que vive se dando bem, perdem dinheiro!

Nós sabemos que aceitar essas perdas nem sempre é fácil, muito pelo contrário... Muitos saem derrubados após um LOSS e é isso que separa os GRANDES dos PRINCIPIANTES.

Afinal, pense comigo, suponhamos que você já tem a postura de um Trader profissional, nesse caso você já tem o seu planejamento e o seu gerenciamento de risco, certo? E quando isso acontece, você já tem um valor pré estabelecido para a entrada no jogo... Isso significa que, se você tem tudo muito bem desenhado, você já definiu que seu Stop Loss será de R$X, isso é, como se fosse, o seu ingresso para operar naquele dia. É como se você estivesse em Vegas: você precisar comprar tantas fichas para tal jogo, quando você aposta, você pode perder ou ganhar... Aquele é o seu passe para você estar ali...

Então, o primeiro passo para não sentir tamanha dor ao perder, é definir o valor do seu passe e entender que ele faz parte do seu jogo... Um empresário tem definido quanto ele vai investir para fabricar tais produtos, que podem ou não serem vendidos, e podem ou não dar retorno... E com o Trader, que é como um microempresário, não seria diferente.

Comece resignificando essa perda PRÉ ESTABELECIDA, só com isso você já irá conseguir fechar seu computador naquele dia ruim e limpar sua mente para reiniciar o próximo dia com mais afinco (quando falo de perda pré estabelecida, isso se refere a um Trader profissional que possui o seu gerenciamento de risco bem definido, se você ainda não tem, volte 2 casinhas e prepare seu gerenciamento de risco AGORA).

Entenda seu stop como uma chance de reavaliar as suas estratégias e se tornar um Trader ainda melhor. Além disso, perceba que o STOP te dá a chance de parar quando você não está indo bem, te dando a oportunidade de voltar melhor no dia seguinte.

E por último, se apegue ao seu resultado a longo prazo e não diário!
Isso significa que muitas pessoas (a maioria mesmo) se perdem buscando o prazer imediato, por exemplo quando você decide continuar após o seu Stop Loss, operando e desrespeitando o seu gerenciamento de risco, a fim de sentir o prazer de reverter a péssima jogada anterior... Acontece que muitas vezes esse hábito até pode dar certo e você vai, reverte e pronto, taí seu prazer imediato... O problema é que, tomando esse exemplo como hábito, nos dias em que não se der bem, você quebra sua conta e seu prejuízo será muito maior do que se seria, se tivesse pensando a longo prazo... No prazer a longo prazo você entende que hoje não deu certo, e entende que amanhã é um novo dia, um novo recomeço e isso te dá folego para dia após dia retomar o leme e voltar a guiar sua viagem.

Então resumindo as dicas de hoje:

1º Entenda que TODOS em algum momento perdem dinheiro;
2º Defina o valor do seu passe de entrada, o valor de ingresso que você está disposto a pagar para entrar em um dia de mercado;
3º Se não tem seu gerenciamento de risco, volte 2 casinhas e o prepare AGORA;
4º Entenda o Stop Loss como uma chance de reavaliar suas estratégias e também como uma oportunidade de parar agora e voltar no dia seguinte;
5º Pense no prazer a longo prazo, NINGUÉM fica rico da noite para o dia!

Então é isso meus amigos e amigas, se gostou do texto, deixe seu comentário aqui abaixo, curte, compartilhe com seus amigos. 

Grande abraço, 
da sua Coach favorita
Karina Pavan

Virei Trader
Ler matéria completa
Indicados para você