[ editar artigo]

Ansiedade na Operação - Saiba Como Lidar Com Esse Problema

Ansiedade na Operação - Saiba Como Lidar Com Esse Problema

Olá Traders, 

Quantas vezes você esteve em uma operação e seu coração quase saiu pela boca, quantas vezes entrou ou saiu de uma operação antes do momento planejado?

Hoje nós falaremos da sua ansiedade, mas não a ansiedade do dia a dia, e sim daquela ansiedade que bate enquanto você opera.

Essa ansiedade aparece em diversos momentos do trade, podendo ser antes de operar, durante enquanto está ganhando, ou quando está quase chegando ao loss... quando o mercado está acelerado, ou quando está lento... Enfim, a maior questão aqui é que ele influencia exatamente no seu operacional.

A ansiedade te faz ver compra onde não existe, te faz sentir calor mesmo estando bem longe do seu stop, faz você sair de um trade que está no positivo a fim de garantir aquele pouco que entrou, faz você não enxergar as oportunidades, entre outros pontos...

O primeiro ponto para lidar com a sua ansiedade é se conhecer, é entender em quais momentos fica mais ansioso, quais são as reações que a ansiedade causa em seu corpo, quais gatilhos que te fazem se sentir assim, e como você lida quando ela vem.

Tendo esses entendimentos, fica muito mais fácil criar estratégias para lidar com ela. Além disso, é importante entender que não é um texto que vai tirar sua ansiedade, nem um vídeo, nem o conselho do seu amigo mais velho... O que vai te ajudar a lidar com sua ansiedade é criar estratégias e praticá-las com disciplina, e sempre buscando melhorar cada vez mais suas estratégias, tornando-as mais eficazes.

Você sabia que o que te gera ansiedade é um gatilho externo? Exatamente, algo externamente acontece e isso te faz sentir determinada emoção (emoção que varia de pessoa para pessoa). Essa emoção solta químicas pelo seu corpo e ativa o sistema mais primitivo do cérebro, que por sua vez envia menos mensagens para o seu "cérebro racional" e te faz entrar em, como se fosse, um Sequestro Emocional. Nesse momento você já está tomado por suas emoções e sentimentos, podendo sentir falta de ar, tremedeira, suor... ou simplesmente sentir um aperto sem fim, e como se fosse uma cegueira que te tira o chão.

E agora??? o que fazer??? Como devolver o ser cérebro para o racional?? Você está operando e deve ser o mais realista possível com base em todos os estudos técnicos, operacionais e de gestão de riscos que já aprendeu.

Vou passar uma dica simples e objetiva, que vai te ajudar no momento em que está operando.

Nesse momento, seu cérebro mais primitivo entrou em sistema de fuga, luta ou "paralisia", e você deve comunicar a ele que está tudo bem! A forma mais simples para fazer isso é respirar fundo e soltar o ar devagar, por pelo menos 5 ou 7 vezes, isso vai comunicar ao seu cérebro que está tudo bem e o cérebro racional voltará a ter o controle da sua mente.

Essa dica é uma dica simples, mas fará toda diferença nos seus momentos de ansiedade. Afinal, você já reparou que quando está em uma crise, você fica com a respiração rápida e o coração acelerado? Seguindo essa dica, vai perceber seu coração tranquilizando e seu raciocínio lógico voltando a ativa...

Gostou da dica??

Teste e volte aqui para me contar!

Abraços da sua Transformadora favorita 
Karina Pavan

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Ler matéria completa
Indicados para você