[ editar artigo]

Como ter gás para continuar se movimentando mesmo após os Loss

Como ter gás para continuar se movimentando mesmo após os Loss

Olá amigos e amigas Traders, tudo bem?

Continuando a saga sobre as Competências da Inteligência Emocional, hoje vou compartilhar sobre a TERCEIRA Competência, que tão importante quanto as outras, deve ser trabalhada para se ter mais ânimo, vontade, ímpeto, para estar sempre buscando atingir seu objetivo. Falando mais resumidamente, tudo isso significa motivação para algo, e é exatamente essa a próxima Competência: a AUTOMOTIVAÇÃO!

Gosto de pensar na palavra MOTIVAÇÃO de forma separada, ficando “Motivo para Ação”, e isso simplifica muito na forma de pensar. Imagine alguém que não encontra MOTIVAÇÃO para fazer algo, o que significa? Ele não tem motivo para agir?

Ao pensar assim, a pessoa consegue definir se o objetivo dela não é suficientemente bom, ou prioritário, para querer atingi-lo, podendo verificar a possibilidade de adaptar o objetivo, ou readequar a prioridade de seus objetivos. Ou ainda, consegue perceber que as ações, para atingir aquele objetivo, gastam muita energia, mais do que a pessoa aceitaria normalmente, sendo um “custo-benefício” muito alto, e nesse caso podemos pensar em mudar as ações para diminuir a energia necessária, ou procurar novas estratégias mais prazerosas, ou até mais rápidas, dependendo do risco que se está disposto a correr.

Vou dar um exemplo pra deixar mais claro: Imaginem alguém que queira emagrecer.
Existem diversas estratégias a serem usadas para conseguir atingir esse objetivo. Não vou entrar nesse mérito, mas vamos pensar rapidamente em duas: Exercício e “fechar a boca”. Se essa pessoa não gostar de academia, ela não terá motivação para ir até lá para fazer os exercícios, mas ela pode pensar em andar de bicicleta, caminhar, natação, e mais um monte de outras opções muito mais prazerosas para ela. 
Além disso, ela terá que ter uma reeducação alimentar, afinal não adianta correr por 30 minutos e comer 3 sanduíches na lanchonete. Mas se ela não quiser fazer essa reeducação, ela poderá substituir por algo mais saudável, mais light talvez...
Agora, se a pessoa não estiver disposta a nada disso, teria que achar uma nova estratégia, talvez até mais invasiva, quem sabe.
E se MESMO ASSIM, depois de pensar em outras estratégias, a pessoa não quiser, talvez o objetivo não seja tão bom quanto a pessoa achava. “Ah Karina, mas e se a pessoa PRECISA emagrecer?”

Agora entra o ponto mais importante. Se nesse exemplo que eu dei, emagrecer não seja o suficiente, a MOTIVAÇÃO utilizada pode estar equivocada, ou seja, a AUTOMOTIVAÇÃO não está sendo exercitada de forma adequada para que o objetivo seja atingido. Mas se a pessoa do exemplo começar a pensar nos benefícios que trará para a saúde, na disposição, na resistência, na aparência, em outros fatores que o objetivo trará ao ser alcançado, a dinâmica para a AUTOMOTIVAÇÃO será melhorada.

“Mas eu não quero emagrecer, eu sou Trader... no que isso me ajuda?”

Já falamos aqui sobre diversos assuntos que ajudam o Trader, e ajudam na vida. Agora é hora de olharmos o contrário: Coisas que ajudam na vida e vamos trazer pro Trader.

Falei anteriormente sobre a importância do Plano de Trade, e nesse plano deve existir uma meta, uma estratégia, enfim, diversas coisas que norteiam a sua operação no dia a dia.

Se o seu objetivo não é o suficiente para te motivar a seguir as estratégias da forma como está estabelecida no Plano de Trade, algo deve ser alterado, sendo assim, você terá que decifrar o que é necessário adaptar para se manter motivado.

A AUTOMOTIVAÇÃO é o gás que você precisa para estar sempre focado, disciplinado, se atualizando constantemente e sempre em busca de atingir seu objetivo.

Cada dia para o Trader é um novo dia, um novo mercado, uma nova oportunidade para novas operações, e consequentemente, uma nova motivação a partir do momento que acordar.

Um Trader motivado inicia seu dia um passo a frente, e agora vou dar 3 dicas para você desenvolver a AUTOMOTIVAÇÃO:

1 – Sinta o sabor da VITÓRIA:
Cada dia para o Trader é um dia para atingir uma meta. No post anterior falamos sobre RECOMPENSAS E PENALIDADES, para se recompensar quando agir da forma planejada. 
Mas para sentir o sabor da vitória, você vai um pouco além. Planeje algo um pouco maior, uma viagem, uma compra de algo que te faça brilhar os olhos, um passeio, um hobby, algo que te dê um prazer mais duradouro. Mas pense em algo intermediário, não algo próximo do que você realizaria ao atingir seu objetivo.
Isso te fará lembrar desse momento em diversas situações, e será um adicional à sua motivação.

2 – Selecione e aprimore os seus pontos fortes:
Quando estamos em busca de uma meta, temos diversas submetas sendo alcançadas, às vezes até despropositadamente. Uma forma de desenvolver a AUTOMOTIVAÇÃO é analisando o caminho até as submetas e aprimorando esse percurso como se fosse atingir essa mesma submeta novamente, mas agora com menos esforço.
Exemplo: Uma pessoa que quer chegar ao 1 Milhão, passará pelo 100.000, e pelo 10.000 e assim sucessivamente. Se você aprimorar os seus pontos fortes no caminho até 10.000, você atingirá mais vários 10.000 mais facilmente, e com isso chegará aos 100.000 mais rapidamente, e se aprimorar o caminho até os 100.000, fará mais vários 100.000 mais facilmente, e chegará ao 1 Milhão.
Analisar os pontos fortes e aprimorá-los, fará com que você entenda que o caminho está sendo trilhado até o objetivo, e isso te dará mais disposição para continuar.

3 – Divirta-se:
Sabe aquele ditado “Trabalhe com o que você ame, e nunca terá que trabalhar”?
É mais ou menos a mesma ideia. Se você estiver fazendo algo que te faça feliz, que te divirta, você irá manter o foco, a disciplina, a MOTIVAÇÃO sempre em alto estágio. É óbvio que não se pode confundir as coisas e acabar tratando como brincadeira, afinal, estamos falando de um trabalho. A diferença estará no significado que você dará a todo esforço e todo sacrifício que você empenhará no caminho para atingir seu objetivo. Com certeza é muito melhor se esforçar pra fazer o que gosta, o que diverte, o que dá prazer. O Trader trabalha sob pressão no geral, então encontrar uma ponta de ânimo no meio dessa pressão para se divertir, fará com que essa pressão se torne positiva. Se você não souber como se divertir fazendo o que faz, volte às dicas anteriores.

Existem muitas ferramentas para o desenvolvimento de cada Competência da Inteligência Emocional, e no processo elevamos os pontos primordiais a um nível que o cliente automaticamente acaba enxergando mais do que imaginava, e com certeza o resultado será sempre positivo para sua vida. Com essas 3 dicas você já começará a desenvolver melhor a sua AUTOMOTIVAÇÃO e verá que o caminho será menos árduo do que vinha sendo.

Pratique, desenvolva, e compartilhe essa experiência com seus amigos. 
Aproveite e chame ele também para fazer parte dessa comunidade!!!

Gostou da postagem? Deixe seu comentário e compartilhe...

Abraços,
da sua transformadora predileta
Karina Pavan

Virei Trader
Ler matéria completa
Indicados para você