[ editar artigo]

Day Trade: 5 dicas Para Ter Controle Emocional

Day Trade: 5 dicas Para Ter Controle Emocional

Olá amigos e amigas Traders, Tudo bem?

Hoje vou compartilhar com você a segunda Competência da Inteligência Emocional, que ao ser desenvolvida impacta significativamente em suas operações, inclusive é atrás do desenvolvimento dessa competência que muitos Traders me procuram: o CONTROLE EMOCIONAL.

Sim, o CONTROLE EMOCIONAL é uma das Competências trabalhadas e ela é de alto impacto em todas as áreas da vida, afinal, quantas vezes você  já não teve dificuldade em controlar os impulsos, ou quantas vezes você canalizou suas emoções de forma que te prejudicaram?

Imagine se você pudesse controlar suas emoções, se pudesse não ser tão impulsivo, se pudesse de fato tomar as suas escolhas, e não, ser tomado por suas emoções?

Abaixo vou passar CINCO dicas para que você já comece desde já a aumentar o seu autocontrole, lembre-se que é muito importante, antes de tudo, se Autoconhecer conforme escrevi na postagem anterior ok?!

Bom vamos lá...

Controle Emocional: tenha suas METAS bem definidas

Como eu sempre falo, quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve, e por isso fica mais fácil se perder pelo caminho e acabar por deixar o autocontrole de lado... Por isso é de extrema importância ter suas metas bem definidas para garantir o GAIN, ou pelo menos, o minimo de LOSS.

Problema não solucionável, solucionado está

Não adianta querer brigar com o mercado se achando um tubarão se você é apenas um girino... Você pode bater o quanto for no mercado, que ele não vai mudar por você.. Portanto, problema não solucionável, solucionado esta, e se for o caso de aceitar a perda e começar no próximo dia de novo, então ACEITE e VOLTE AMANHÃ.
Deixe para gastar energia com algo que você pode mudar (por exemplo, seus comportamentos e hábitos).

Comprometa-se antecipadamente com o objetivo

Trader, vou falar de uma prática pouco usada por vocês, mas que faz toda a diferença e tem tudo a ver com esse tópico. Você já ouviu falar do PLANO DE TRADE, pois bem, aposto que muitos (se não todos) que estão lendo esse post, já ouviram falar e muito, inclusive a maioria diz ter um... A questão é se comprometer com o seu planejamento e segui-lo. O seu comprometimento com o seu planejamento vai fazer toda diferença a longo prazo. E como fazer para manter esse comprometimento? Segue na próxima dica!

Recompensas e penalidades

O nosso cérebro quer nos manter seguro e feliz e é por isso que esse sistema funciona tão bem quando queremos mudar alguns hábitos. Sempre que agir da forma que planejou, comemore, se dê uma recompensa, algo que realmente goste (um chocolate, uma cervejinha, algo que há tempos queria comprar, um lugar diferente para conhecer e por ai vai). O mesmo funciona com as penalidades, o seu cérebro não quer que você sinta dor, ele não te quer chateado. Indico sempre para os meus clientes usar um elástico (daqueles de prender dinheiro) no braço, então sempre que fizer algo de errado "tome estilingada", quando você faz isso, seu cérebro identifica que seu corpo sentiu dor... e com a repetição disso, muitos hábitos podem ser naturalmente esquecidos pelo seu cérebro não mais se repetindo. Você pode usar outras punições também.

Se respeite!

Já percebeu que em diversas situações, quando percebe que está para perder o controle, acaba por continuar e pouco depois BUM!!! Pois bem, respeite os seus limites, pare! Não adianta querer conquistar o mundo em um dia, e também não adianta se colocar em situações que certamente perderá o controle.. Antes de se colocar em situações mais difíceis, treine em pequenas ações como manter o autocontrole e vá evoluindo aos poucos. 

No meu processo de desenvolvimento para Traders, trabalhamos com diversas ferramentas que ajudam e algumas que transformam, no próximo post vamos falar sobre a 3º competência da Inteligência Emocional. Uhuuuul! rs

Gostou dessa postagem? Achou esse conteúdo relevante? Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos e bora fazer essa comunidade crescer!

Abraços,
da sua transformadora preferida
Karina Pavan

 

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Ler matéria completa
Indicados para você