[ editar artigo]

Trader em... Bora ter mais empatia para ter melhores resultados.

Trader em... Bora ter mais empatia para ter melhores resultados.

Olá amigos e amigas Traders, tudo bem?

Vamos para mais um texto dando continuidade às Competências da Inteligência Emocional. E dessa vez vou tentar seguir os mesmos passos do texto anterior, mostrando que com alguns passos é possível ter mudanças significativas em sua vida, e dessas mudanças influenciar positivamente as pessoas ao seu redor, e daí trazer para a parte mais importante para nós, que é o Trade e a vida de Trader.

Já falamos aqui sobre TRÊS das Competências da Inteligência Emocional, sendo elas o AUTOCONHECIMENTO, O CONTROLE EMOCIONAL e a AUTOMOTIVAÇÃO, e se você ainda não leu esses textos, aproveite para ler, é só clicar nos títulos que você será encaminhado para o texto anterior,  ou se você já leu, pode retomar a leitura a qualquer momento e ver se você está seguindo minhas DICAS, e ainda aproveitar para dar o feedback aqui nos comentários.

Falaremos agora da QUARTA Competência, segundo o “pai” da Inteligência Emocional - Daniel Goleman: a EMPATIA.

Hoje em dia tem algumas palavras que estão sendo muito faladas meio por moda e acabaram tendo seu sentido diminuído por alguns de forma indevida, pois o significado dessas palavras tem grande importância no desenvolvimento humano em geral, como por exemplo, a PROCRASTINAÇÃO, a GRATIDÃO, a RESILIÊNCIA, e nesse rol entra também a EMPATIA.

Como não estamos aqui pra falar de moda, vou mostrar a importância da EMPATIA na vida em geral, e como ela será importante para o SEU desenvolvimento como TRADER.

Vamos começar falando dos tipos de EMPATIA que existem, e prometo que vou tentar deixar um texto leve e sem muitos conceitos.

A EMPATIA se divide, basicamente, em dois tipos: Cognitiva – Compreensão sob a perspectiva alheia; e Afetiva – Experimentação por observação.

Quando dizemos que uma pessoa é empática, logo vem a ideia de que essa pessoa “entende o lado da outra pessoa”. Mas não é apenas isso, uma pessoa empática pode ser uma pessoa que tem a habilidade de experimentar a reação emocional através da observação de experiência alheia.

Sabe aquele momento que um jogador de futebol toma uma bolada, que você assistindo pela televisão “sente a dor”? Isso é uma forma simplista para exemplificar a Empatia Afetiva.

Normalmente, o Trader costuma trabalhar sob forte pressão, por mais experiente que seja. Algumas dessas pressões podem ser exercidas por situações externas ao mercado, e isso pode comprometer o ambiente ideal de trabalho para o Trader.

Nesse caso, uma forma de se reduzir essa pressão pode estar relacionada com a comunicação, e é aí que a EMPATIA deve te ajudar. Muitas vezes a não compreensão exata da situação faz com que a comunicação seja prejudicada, e dessa forma toda a harmonia fica comprometida.

Imagine um(a) Trader que está num dia ruim com a esposa/marido, ou com problemas com o Pai e/ou a Mãe, ou pensando em alguma questão dos filhos, vizinho, amigo, qualquer coisa do tipo. Muito provavelmente a comunicação entre as partes não será bem feita se não houver EMPATIA, e qualquer palavra desencaixada pode virar um problema maior, afetando diretamente no Trade.

Obviamente a Empatia deve ser bilateral, mas não estamos aqui pra falar dos outros, e sim de VOCÊ.

O fato de você começar a ser empático com que está ao seu redor, facilitará sua comunicação com a pessoa, consequentemente o entendimento entre as partes melhora, e a pressão direta exercida diminui, possibilitando um ambiente mais confortável do que antes para o Trade.

Então a PRIMEIRA DICA que dou em relação à EMPATIA é: Seja empático com as pessoas ao seu redor, e melhore sua comunicação.

Parece bem fácil essa, mas se observarmos bem, o problema de comunicação é mais frequente do que imaginamos.

A SEGUNDA DICA também tem origem na EMPATIA com as pessoas ao seu redor, mas dessa vez não se trata exclusivamente da comunicação. Uma forma de compreender melhor suas próprias emoções, e usar isso a seu favor como falado em textos anteriores, é tendo EMPATIA para compreender as emoções alheias. Você acaba exercitando sua percepção sobre emocional, e com isso você entende melhor a SUA situação, e evita um possível “SEQUESTRO EMOCIONAL”, que eu falarei em outro dia.

Com certeza você já ouviu a expressão “vendo de fora fica fácil”. Realmente isso acontece, pois conseguimos analisar mais friamente, sem a interferência emocional. O fato de você seguir essa SEGUNDA DICA, fará com que você exercite a compreensão das emoções alheias vendo de fora, e te apure o sentido para compreender melhor as SUAS emoções, facilitando o seu CONTROLE EMOCIONAL, essencial para um bom Trade.

Falando em “ver de fora”, muitos dos problemas cotidianos, não só emocional, são referentes à coisas que não conseguimos perceber, mas analisando de fora fica mais fácil compreender.

Seguindo essa linha, o Trader deve dominar tecnicamente suas decisões em cada operação para tentar diminuir ao máximo seus riscos, e às vezes o Trader, principalmente o iniciante, não consegue enxergar alguma falha, ou pequena brecha, em sua operação.

Às vezes não se trata nem de problema emocional, pode ser da técnica mesmo, ou até do operacional com sua plataforma. A questão aqui é não conseguir enxergar o que limita seu trabalho em alta performance, e é nesse momento que a EMPATIA poderá ajudar.

O Trader trabalha sozinho, e por mais que siga uma sala de call, ou uma indicação de analista, o clique depende de si próprio. A socialização do Trader com outros Trader pode ser fundamental num momento em que não consegue enxergar uma falha. Mas nem sempre a resposta será prontamente dada. Por isso a TERCEIRA DICA tem a ver com isso.

Ser empático para com os outros Traders poderá fazer com que você se enxergue numa situação parecida, ou experimente a situação relatada, e faça você perceber algo que poderia ajudar naquele momento, ou poderá ajudar numa próxima vez, afinal, você está “vendo de fora”, e sua análise não será influenciada pela emoção. Com isso, você exercitará também essa compreensão de forma técnica, e poderá auxiliar a si próprio, enquadrando essa percepção às suas operações.

Logo você estará tendo uma análise aprimorada sobre as suas coisas, de forma mais “fria e calculista”, como se estivesse “vendo de fora”, e conseguirá enxergar soluções melhores para você mesmo.

Pra finalizar, e resumindo, seguindo essas 3 dicas você conseguirá se tornar uma pessoa melhor para si e para as pessoas próximas, e ainda conseguirá ter uma percepção melhor sobre você, suas emoções, e suas operações, buscando mais facilmente ser um Trader de sucesso em alta performance.

Gostou do texto?

Compartilhe com seus amigos Traders e deixe seu comentário para que possamos conversar sobre o tema =D

Abraços, 
Da sua Transformadora favorita
Karina Pavan

Virei Trader
Ler matéria completa
Indicados para você