[ editar artigo]

Day Trade: Fases do Aprendizado

Day Trade: Fases do Aprendizado

Qualquer coisa que você desejar aprender na sua vida, seja adquirir um novo hábito, aprender a mexer em um novo programa no computador ou até uma nova atividade física, será necessário passar pelas 4 fases do aprendizado, que são elas:

  1. Inconscientemente incompetente;
  2. Conscientemente incompetente;
  3. Conscientemente competente;
  4. Inconscientemente competente.

Nessa prática, o conhecimento sai do córtex pré-frontal para a parte primitiva do cérebro, ou seja, ele já se tornou um hábito. Todo o conhecimento faz este caminho até se tornar um comportamento. Apresentamos algumas dificuldades no aprendizado porque não o separamos por módulos.

Como alguns módulos são bem extensos, uma dica é separá-los em 3 aspectos: a complexidade existente nele; a velocidade que aquela atividade será exercida; e a perfeição, que é o aspecto que não se deve abrir mão de exercer. Fazer essa separação dos módulos em blocos torna o aprendizado muito mais eficaz e ágil. Pense nisto, coloque em prática!

Quais os benefícios de se conhecer as 4 fases do aprendizado?

A  4 fases do aprendizado e muito usado na programação neurolinguística, além de ser uma ótima ferramenta para modelar pessoas, é também uma fantástica ferramenta relacionada as fases do aprendizado. Podemos então compreender como os estudantes que obtém sucesso pensam e agem. Tudo isso apenas olhando e estudando a maneira que eles desenvolvem os estudos.

Assim, poderemos compreender um pouco mais como as 4 fases do aprendizado funcionam de acordo com a programação neurolinguística. Com essa informação, você poderá aplicar o conceito delas em praticamente qualquer tipo de aprendizado, não somente presente dentro da neurolinguística , mas em quaisquer áreas que preferir.

Tudo é uma questão de aprendizado!

O que costumamos fazer hoje com maestria, as nossas capacidades e habilidades, foram aprendidas um dia. Nós não sabíamos como executá-las até o momento em que as aprendemos. Entretanto, ao longo dos anos, nós fomos desenvolvendo-as e aprimorando-as. Sendo assim, totalmente inconsciente, as fases do aprendizado. Porém, acredite, elas estavam presentes em toda sua vida. Afinal, ninguém nasce sabendo falar português, muito menos operar no mercado financeiro não é verdade? que, por sinal, também temos  que aprender como falar durante o começo de nossas vida.

Não é verdade que houve uma pequena parte em nossas vidas, em que éramos incapazes de andar, falar, ler e escrever? Coisas que hoje achamos totalmente simples e rotineiras durante nosso cotidiano. Isso está compreendido durante as fases do aprendizado que passamos no começo de nossas vidas.

Contudo, hoje podemos dominar com facilidade todas essas funções que antes eram difíceis e complicadas. Hoje fazemos isso de forma totalmente automática, sem se quer perceber o que estamos realmente fazendo. Entretanto, durante o processo de aprendizagem teve as mesmas etapas em relação a quem está aprendendo a trabalhar no mercado financeiro agora.

Conhecendo as quatro fases do aprendizado

1ª Fase do Aprendizado – A Incompetência Inconsciente

Essa etapa é chamada de incompetência inconsciente é a fase a qual não sabemos que sabemos. O que significa e o quer dizer exatamente? Significa que não temos consciência da nossa falta de habilidade para executar certa função ou atividade. E quando pensamos que estamos falhando, na verdade, estamos aprendendo. Ou seja, estamos nos acostumando com essa nova informação.

Por exemplo, uma pessoa que está aprendendo uma nova língua e nunca teve a experiência em estar em contato com o idioma, para compreender o que está sendo falado, ler um texto em inglês, escrever uma simples frase ou tentar reproduzir algum vocabulário, precisará de muito tempo de assimilação da língua. Por isso o começo dos estudos em língua inglesa sempre é mais difícil.

Com certeza essa pessoa terá muita dificuldade no início, justamente porque tudo é um processo novo e natural. A partir do momento que a pessoa começa a entender o funcionamento de cada uma das habilidades dentro do estudo e durante o processo de aprendizagem da língua, automaticamente, ela passará à segunda etapa.

Essa pode ser a fase que acaba mais desanimando um estudante. São tantas atividades, tantas coisas para se aprender, que eles ficam frustados, com medo ou decepcionados, e desistem dos estudos. 

2ª Fase do Aprendizado – Incompetência Consciente

A segunda etapa é chamada de incompetência consciente. Ela acontece quando o estudante do mercado financeiro passa a ter consciência de sua falta de habilidade para compreender o mercado.

Esta é uma das mais importantes fases do aprendizado. A partir daí que o estudante começa a descobrir que necessitará praticar para que ele possa dominar seu novo campo de estudo.

Nesta etapa das fases do aprendizado também é onde acontece uma melhora no aprendizado. Neste momento você conseguirá fazer algumas analises e também compreender oque outros traders estão analisando mais simples e, também, onde ocorrem as maiores dúvidas à cerca de uma estrutura do mercado. É fundamental que o estudante  descubra como resolver as dificuldades de maneira rápida para que possa progredir e não ficar totalmente estagnado em um mesmo nível.

Logo depois de muita prática o estudante passa ter um controle maior dos elementos presentes no mercado financeiro. Sendo assim possível começar a fazer progresso em direção à próxima etapa.

3ª Fase do Aprendizado – Competência Consciente

Durante essa etapa das fases chamada de competência consciente, o estudante começa a fazer todas as operações de maneira correta. Compreende como deve ser analisado a descrição do mercado frente a movimentação em tempo real do preço, tem total confiança em aplicar os termos da sua técnica operacional, segurança sem perder o foco.

Nesta fase do aprendizado percebe-se que estudar sobre mercado financeiro acaba se tornando um processo prazeroso. Isso porque aqui ele estará sendo recompensado pelo seus esforços durante as fases do aprendizado anteriores.

Agora que nos tornamos conscientes da nossa nova habilidade, tudo fluirá de forma mais fácil. Depois de muitas horas de prática, você estará quase lá. Uma dica é sempre aproveitar de todos os recursos disponíveis para aprender em grupos técnicos que apliquem a mesma técnica que a sua  Assim, você conseguirá aumentar a sua confiança e o seu comportamento acaba por se tornar totalmente automático. Pois acabará fazendo tudo sem ficar pensando que estamos aprendendo. Portanto, o processo de aprendizado fica cada vez mais natural. Com isso o estudante acaba passando para o próximo nível.

4ª Fase do Aprendizado – Competência Inconsciente

Aprender sobre o mercado financeiro durante essa etapa é chamada de competência inconsciente significa fazer tudo de uma vez sem perceber como se faz, sem ter consciência de todo o processo. O estudante acaba passando a operar no piloto automático. Isso porque ela se torna capaz de fazer várias coisas de uma vez só.

Nesta etapa das fases do aprendizado somos capazes de compreender o que está sendo analisado enquanto estamos pensando em um possível  movimento do mercado. Além disso, analisamos  com grande precisão e coerência, e ainda compreendemos totalmente oque devemos fazer com a técnica que aprendemos. Tudo isso sem a necessidade de ficar retomando estudos com tanta frequência. O processo de aprendizado agora faz parte do nosso inconsciente, tudo acontece sem esforço. É fato é que, infelizmente, muitas pessoas desenvolvem hábitos negativos durante o processo de aprendizagem do mercado financeiro.

Como aplicar essa metodologia e aprender sobre qualquer assunto?

Para que isto ocorra, basta tomar mais consciência de que as fases do aprendizado que estamos seguindo deve ser respeitadas. Ou seja, tenha consciência que se deve respeitar cada uma das etapas. Devemos segui-las sem desistir ou querer pular alguma dessas fases. Muitos estudantes de mercado financeiro começam algo e desistem logo em seguida. Isso acontece porque eles acreditam que nunca poderão aprender. E isso não é verdade!

As fases do aprendizado podem ser aplicadas em quaisquer tipo de estudos. De todos os tipos de temas e assuntos. Então, quando acreditar que não está aprendendo, continue estudando e se esforçando, pois está na primeira fase. Na segunda você já dominará mais o assunto, mas ainda sentirá que não está avançando. A partir da terceira fase é que o aprendizado fica fácil e mais prazeroso. E, na última, chegará ao domínio total.

Esse esquema serve para mostrar que devemos seguir em frente nos estudos e não desanimar. O medo das pessoas de não estarem aprendendo ou acreditarem nisso é uma barreira. Não desista!

Grupo no Telegram: https://bit.ly/2FtftFb

Site:  https://italliott.com/

Instagram: @italliott 

Facebook:  https://bit.ly/2MESE6s

 

Ler matéria completa
Indicados para você