[ editar artigo]

Psicologia do Trader VS Psicologia do Mercado Financeiro

Psicologia do Trader VS Psicologia do Mercado Financeiro

Você sabe a diferença entre a psicologia do trader e a psicologia do mercado financeiro?

No mercado financeiro muitos falam, que 80% das operações estão relacionadas com a psicologia  mental, 10% técnica, 10% gerenciamento de risco.

Sabemos que a Análise Técnica é uma “ciência que busca projetar o caminho futuro dos preços de um ativo qualquer, sempre dentro de uma lógica de maiores probabilidades".

O comportamento das operações movimenta o mercado. Com base na psicologia da massa, sabemos que os mercados são decorrentes de manifestações de otimismo e pessimismo dos traders.

Sabendo disso percebemos que a ganancia e o medo, predominam nossos sentidos mentais, pois sempre acreditamos que podemos lucrar mais, ou se estamos perdendo, que o preço poderá voltar.

Podemos definir então que psicologia mental é movida por  ganancia  e por medo e isso afeta o operacional de qualquer trader.

Visto que a psicologia do mercado também e movida por ganancia e medo.

A Teoria das Ondas de Elliott foi desenvolvida por Ralph Nelson Elliott por volta de 1930. Essa teoria busca determinar o comportamento futuro dos preços através de um padrão repetitivo de cinco ondas de impulso e três ondas de correção, mapeando a ganancia e o medo no mercado.

É Possível Ficar Rico Rapidamente no Mercado Financeiro?

Você já escutou algum trader falar que ficou rico fazendo 100% da conta todos os meses de  forma consistente? Esse tipo de informação é muito rara de existir.

No mercado financeiro traders profissionais buscam em media entre 3% a 5% de rentabilidade mensal em cima do capital investido. Se você busca lucros extraordinários reveja seus conceitos, pois o mercado financeiro não deve ser tratado como cassino!

É Possível Juntar uma Fortuna no Mercado Financeiro a Longo Prazo?

Contas pequenas acabam influenciando mentalmente  o trader, despertando a ganancia em crescimento rápido  na conta, isso é um perigo. Suponha que você tenha uma conta de USD$30,000, aplicando a regra de 3 a 5% mensal, teria um retorno de USD$1,000 a 1,500 por mês.

Suponha que você tenha agora uma conta de usd$5,000, aplicando a regra de 3 a 5% mensal, teria um retorno de usd$150 a 250, ou seja, trading é uma profissão ou melhor é a sua empresa, quanto mais você  investe em sua empresa mais ela tende a dar lucros.

Analise Técnica: Teoria das Ondas de Elliott?

Segundo Elliott, todas as atividades humanas têm três aspectos: padrão, razão e tempo. Elliott, utilizou uma base matemática desenvolvida por Leonardo de Pisa (ou Fibonacci), que fez uso de uma sequência numérica (ou sequência de Fibonacci).

Elliott sugere a ideia de que a mesma lei que rege as criaturas e as galáxias, rege também o comportamento humano em massa. Considerando que o mercado acionário reflete  perfeitamente o comportamento da massa. Ele tem como base a psicologia de massa, onde os movimentos dos mercados são decorrentes de manifestações de otimismo e pessimismo e que se alternam, criando uma sequência de padrões específicos, recorrentes, ou que se repetem, e mensuráveis.

Devo adivinhar topos ou fundos?

A Teoria das Ondas não é originariamente uma ferramenta de previsão de topos ou fundos, é uma descrição detalhada do comportamento do mercado. Surgiu amparada no estudo do Índice Dow Jones industrial que lhe permitiu construir princípios que vigoram em toda a atividade do mercado.

Na teoria de  dow, em seu  segundo princípio, descreveu que o mercado  movimenta-se  em tendências, PRIMARIAS, SECUNDARIAS, TERCIÁRIAS.

Em seu oitavo princípio dow descreveu que, uma tendência continuará seu movimento até que surja um sinal claro de sua reversão. Isto é, sendo uma tendência de alta uma sucessão de topos e fundos ascendentes, deve ser assumido a continuidade de seu movimento enquanto não surgirem topos e fundos descendentes.

Da mesma forma, sendo uma tendência de baixa uma sucessão de topos e fundos descendentes, deve ser assumido o movimento enquanto não surgirem topos e fundos ascendentes

SENDO ASSIM NÃO TENTE  ADIVINHAR  TOPOS  OU  FUNDOS NO MERCADO  OPERE A TENDENCIA!

Porque Devemos Utilizar STOP?

Se você determinou o seu stop, não modifique ele, siga seu plano operacional.

Se você em um mês usou seu stop, seguiu seu plano operacional mas deixou de usar ele uma única vez, corre o risco de perder todo o lucro mensal e ainda ter uma perda emocional psicológica. Você já ignorou alguma vez seu stop loss, acreditando que o preço retornaria ou recuaria em uma região melhor, e ele nunca mais voltou?

Você  é psicologicamente  forte o suficiente  para ver 20 ou 30% da sua conta negativa e  fechar essa operação antes que você quebre!?

Você e responsável pelos seus atos, não seja indisciplinado respeite seu stop e assuma seu erro!

Quantos Indicadores Devo Utilizar?

Ter  uma centena de indicadores, linhas traçadas no gráfico não vai fazer com que sua tomada de decisão seja mais eficiente.

Estude uma técnica, tente  desenvolver um método operacional na qual o seu perfil  como trader se enquadra melhor. Não pule  de método em método operacional, escolha um , e se aprofunde nos estudos. Lembre-se tudo em excesso atrapalha!

O que influenciou você a operar?

Dow em seu sexto principio disse:

"Uma tendência deve ser confirmada por, pelo menos, dois índices com formulações distintas. Nenhum sinal de mudança de tendência é produzido por apenas um único índice."

Operações requerem evidencias, de mudanças no comportamento da massa, três ou quatro condições que ocorrem ao mesmo tempo, indicando a mudança no comportamento da massa.

Confluências  em Tempos Gráficos

Em elliott não operamos tempos gráficos, seguimos os ciclos das ondas!

Tempos gráficos server apenas para termos mais informações ou menos informações

Exemplo: em 5m precisamos de 12 barras para formar 1 barra em h1.

Se você for iniciante comece a analisar sempre por tempos maiores ,ex: h1, quanto menor o tempo gráfico  mais informações você terá e mais rápido deve ser sua tomada de decisão.

Perdi o Movimento Devo Operar Contra a Tendência?

O ideal e nunca operar contra a tendência. Operações contra a tendência devem ser analisadas com muita cautela pois você estará operando contra o sentimento do mercado no momento.

Não tente adivinhar  topos ou fundos no mercado ganhe dinheiro seguindo o que o fluxo principal aponta.

Uma tendência continuará seu movimento até que surja um sinal claro de sua reversão, isto é, sendo uma tendência de alta uma sucessão de topos e fundos ascendentes, deve ser assumido a continuidade de seu movimento enquanto não surgirem topos e fundos descendentes.

Da mesma forma, sendo uma tendência de baixa.

Siga sempre seu operacional mesmo que você esteja vindo de algumas perdas

Somente sua estratégia fará com que você ganhei dinheiro do mercado, porém, sua gestão de risco fará com que você não quebre no longo prazo mesmo que venha de perdas consecutivas.

Suponha que sua estratégia tenha um risco de 50 pips ou pontos, mas quando acerta um trade você ganhei entre 3 pra 1. Se sua estratégia não é superior a  50% de acerto você não verá resultados. Arrisque sempre entre 1% a 1,5% da sua conta. Mesmo que você acerte 80% das vezes se seu risco por operação for alto, e provável que quebre no longo prazo.

Grupo no Telegram: https://bit.ly/2FtftFb

Site:  https://italliott.com/

Instagram: @italliott 

Facebook:  https://bit.ly/2MESE6s

Ler matéria completa
Indicados para você