[ editar artigo]

Meus 03 maiores erros como Investidor

Meus 03 maiores erros como Investidor

Erros fazem parte de nossa jornada de aprendizado, o que não podemos aceitar é insistir no erro sem pararmos para pensar na razão que nos leva a errar.

O que é preciso é desenvolvermos um processo cognitivo de aprendizado, onde consigamos parar para refletir no porquê de nossos erros, visando evitar que eles ocorram novamente da mesma forma. 

Mas uma coisa é fato: melhor do que aprender com nossos próprios erros, é aprender com os erros dos outros, portanto aqui vão algumas dicas para você com meus 03 principais erros como investidor para que você aprenda com eles e os evite:

Erro Nº1: Análise Enviesada

Esse erro nasce na falta de humildade do cidadão. É quando você começa a achar que sabe alguma coisa e vai logo querendo dar seus pitacos. Só que a verdade é uma só: ninguém sabe para onde o mercado vai, e quem disser para você que sabe, desconfie seriamente dessa pessoa pois as intenções dela podem não ser as melhores. NUNCA QUEIRA ADIVINHAR O QUE VAI ACONTECER. Tenha sua estratégia, administre seu risco e saiba exatamente o que está fazendo antes de fazer, isso não te dará garantia de acerto, porém você aumentará sua probabilidade de ter sucesso, e nada melhor do que usar a probabilidade a seu favor.

Erro Nº2: Me Arrepender de Ter Feito ou Não Ter Feito Algo

Eu chegava a me martirizar por cada decisão que eu tomava que me trouxesse prejuízo ou cada decisão que eu NÃO tomava que poderia ter me trazido um lucro extraordinário. Ficava dias pensando naquilo: "como foi estúpido" , "eu devia ter encerrado aquela posição" , "se eu tivesse entrado naquela hora..." , mil pensamentos degenerativos ficavam vindo na minha cabeça enquanto eu não podia fazer nada para mudar os fatos. Porém um belo dia eu percebi que o "E SE", não entra em jogo, você não deve considerar isso em seus investimentos, jamais se arrependa de algo que você fez se você analisou e viu que aquilo era o melhor a ser feito. Somos seres humanos, devemos aprender a trabalhar com a incerteza e não nos culparmos por algo que deu errado. O ensinamento que tirei disso é: "lucro bom é lucro no bolso e mercado tem todo dia, amanhã tem de novo."

 

Erro Nº 3: Teimosia e Querer Brigar com o Mercado

Sabe aquele negócio de: "uma hora volta" , "tenho certeza que vai voltar", "daqui não tem como passar mais" , ou pior: "o mercado hoje está estranho" , "o padrão do mercado não é esse". Quando eu vejo as pessoas falando isso não sei se minha vontade maior é de rir ou de chorar.

É incrível como as pessoas criam vieses sobre coisas que elas não dominam 100% ou até mesmo que não possuem um fator lógico por trás. Fato é que nosso cérebro trabalha de modo a construir padrões para as coisas, para que nossa vida possa ser mais previsível e isso possa nos trazer mais segurança. Isso faz parte de nosso instinto de sobrevivência (é sério). Essa é a razão por eu ter perdido alguns milhares de reais querendo brigar com o mercado. Eu fazia todas as análises mais mirabolantes e complexas que existiam apenas para tentar "vencer o mercado". Após isso eu costumava dizer: "agora não tem como errar, já consigo prever o que vai acontecer" , só que na prática as coisas sempre saiam diferente do esperado. 

Meu Gráfico Era Mais ou Menos Assim:

Quando na Realidade Ele Tinha Que Ser Assim:

Muito mais simples, não é mesmo?

Foi o simples que me fez mudar a CHAVE literalmente e passar a ganhar dinheiro no mercado.

Sabe o que eu pude aprender com isso? Que não existe fórmula mágica, o jogo é você definir o seu formato operacional e ter a disciplina de replicá-lo por um período considerável e, mesmo que ele não saia bem no início, você deve ter resiliência suficiente para continuar testando em períodos diferentes do mercado para que, caso realmente sua estratégia não for boa, você possa trocá-la com convicção (é para isso que existe o simulador meus amigos e minhas amigas)

Então relaxa, curte o passeio porque ele é beeeeeeem longo, mas posso te afirmar uma coisa: a recompensa vale muito a pena!

Sucesso em sua caminhada!

 

Até mais.

Virei Trader - Comunidade de Day Trade
Lukas Rique
Lukas Rique Seguir

Graduado em Administração Certificado Internacionalmente como Life Coach Financeiro CEO & Founder da LCO Finances Investidor no Mercado Financeiro desde 2016

Ler matéria completa
Indicados para você